5 alimentos que aumentam a imunidade do corpo

A baixa imunidade deixa o corpo suscetível a agentes nocivos, como bactérias, vírus, fungos, protozoários e substâncias tóxicas, o risco ou o risco de doenças causadas por doenças, desde as sérias até as mais leves.

 

Uma das formas mais simples e proteger o corpo é passar um canto melhor, consumindo alimentos ricos em nutrientes como vitaminas e minerais. Há, inclusive, aqueles que podem aumentar a imunidade.

 

E quais são esses alimentos, específicos? A seguir, apresentamos os cinco mais potentes com minerais e vitaminas para a imunidade . Confira, saiba quais são e aproveite para inserir suas refeições.

 

 

1.     Frutas cítricas

 

Como frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, goiaba e kiwi, são alimentos ricos em vitamina C , que atua diretamente na produção de células de defesa do organismo.

 

Além disso, uma vitamina C tem ação antioxidante, ou seja, que protege ou protege o sistema imunológico contra ataques de radicais livres, que são substâncias altamente prejudiciais que interferem na estrutura e funcionamento das células alimentares.

 

Recomenda-se consumir menos de três frutas cítricas ao dia para ingestão da quantidade diária ideal de vitamina C. É possível comprar lascas de salada ou frutas, por exemplo.

 

2.     Vegetal verde-escuro

 

Entre os principais exemplos, destaque para couve, rúcula, espinafre e agrião, que podem ser consumidos in natura em saladas e lanches, bem como refogados com seus temperos preferidos.

 

Vegetais verdes-escuros são alimentos ricos em vitamina A , que também tem atividade antioxidante. Esse nutriente está presente na formação da mucosa, que é uma barreira natural de defesa, inclusive na formação e diferenciação de células, como na defesa.

 

Para consumir uma quantidade ideal de vitamina A ao organismo, indica uma ingestão diária de alimentos verdes-escuros em refeições principais ou lanches. Também é possível utilizá-los em sucos.

 

3.     Alimentos selecionados

 

Entre nessa lista de frutas como mamão, caqui e mangá, além de legumes como cenoura e abóbora. Esses alimentos possuem carotenos, que são convertidos em vitamina A durante uma digestão.

 

Por isso, a atividade antioxidante para o organismo, ajuda a evitar danos às células e a ação de radicais livres. Por isso, são ideais para prevenir infecções, resfriados, queixas e outras doenças simples.

 

4.     Grãos integrais

 

O arroz integral, feijão, cevadinha, grão de bico, ervilha e lentilha são bons exemplos de grãos integrais. Todos são alimentos ricos em zinco , que é um mineral que atua no reforço do sistema imune, melhorando sua capacidade de defesa.

 

Além dos grãos integrais, o zinco também pode ser encontrado em castanhas, ovos, carnes (peixes, aves, bovinas e suínas) e produtos de origem láctea (testes com leite, como queijos e geiogramas).

 

5.     Alimentos probióticos

 

Os iogurtes, kefir e leites fermentados são ótimos exemplos de alimentos probióticos. Os probióticos são microorganismos que são benéficos para a saúde, contribuindo para o bom funcionamento do intestino (que também atua no sistema imunológico) e a defesa executada por mucosas.

 

Caso não consuma consumir alimentos probióticos com frequência, uma forma de ingerir e aumentar a imunidade é investir em uma suplementação, que efeito idêntico e contribui positivamente com o organismo, protegendo-o efetivamente.