A L-Arginina, um aminoácido muito importante

A arginina é um dos aminoácidos mais versáteis no que respeita a propriedades e funções metabólicas se refere. Além de seu conhecido trabalho como um precursor do óxido nítrico, a arginina também está envolvido na síntese de poliaminas, a prolina, o glutamato, a creatina, a agmatina, e a ureia. Nos vários estudos realizados, tanto em humanos como em animais, reflete que o aporte exógeno de arginina pode produzir vários efeitos farmacológicos benéficos. A arginina desempenha um papel fundamental em uma série de funções celulares, incluindo o crescimento muscular, redução de gordura, a desintoxicação do fígado e melhora do sistema imunológico. A L-Arginina é classificada como um aminoácido condicionalmente ou semi - necessário: é essencial durante a infância, enquanto que é não-essencial na idade adulta. Apesar disso, contribuir com este aminoácido nesta fase também tem muitos benefícios, como veremos a seguir. A hemostasis das concentrações no plasma a l-arginina é regulado pela quantidade desse aminoácido que é ingerido através da dieta, a síntese de arginina e o metabolismo. Daqui se pode extrair o por que, sob certas condições, a arginina pode se tornar um componente nutricional essencial. O estresse, trauma, enfraquecimento do sistema imunológico, e o envelhecimento são fatores comuns que podem requerer a suplementação de arginina para complementar a taxa de síntese produzida desse aminoácido no corpo A arginina apresenta uma série de propriedades que lhe são atribuídas uma série de benefícios e lhe conferem uma certa importância para a manutenção da saúde do organismo. Atualmente, trata-se de um dos produtos de nutrição desportiva mais vendidos em todo o mundo. Os principais razões por que é tão importante a arginina, devem-se a: No organismo, o aminoácido arginina é um precursor do óxido nítrico (no), um potente neurotransmissor que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, conseguindo melhorar a irrigação e a circulação. Neste sentido, um dos pontos importantes da arginina é que pode melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias, e de tal modo, obter uma melhor resposta do coração, reduzindo, em certa medida, o esforço em cada batimento. Outro efeito de melhorar o trânsito de sangue de forma mais otimizada para a periferia refere-se com a função sexual, para tratar casos de disfunção erétil. No (óxido nítrico) aumenta o diâmetro dos capilares sanguíneos O principal tecido onde ocorre a síntese endógeno de arginina ocorre nos rins, onde é gerada a partir da citrulina, a qual é liberada pelo intestino delgado. O fígado também pode produzir uma quantidade considerável de arginina, mas, no entanto, é geralmente reúso para o ciclo da uréia, de modo que não será praticamente tida em conta para elevar os níveis no plasma sanguíneo. A arginina tem se tornado um suplemento favorito na musculação devido à sua capacidade para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos. A arginina facilmente se converte em óxido nítrico, um elemento vital na vasodilatação periférica (aumento da cavidade dos vasos sanguíneos para transportar maior quantidade de oxigênio e nutrientes, mediante o aumento do fluxo de sangue). Também aumenta os níveis de hormônio do crescimento (GH), estimulando a liberação da glândula pituitária. Uma das propriedades que a maioria das pessoas não conhece, é o potencial da arginina para promover o fortalecimento do cabelo e reduzir sua queda. Novamente, é o óxido nítrico, o encarregado de produzir estes benefícios, devido a que se impulsiona a circulação sanguínea do couro cabeludo, abrindo os canais de potássio, o que estimulará a partir da raiz, o crescimento do cabelo. A arginina tem outros benefícios que, embora não directamente relacionados com a musculação, pode ajudar nessa área. Entre estes, a arginina melhora o sistema imunológico, o que pode reduzir o risco de possíveis lesões relacionadas com treinos intensos, que tendem a destruir as nossas defesas, e tornarmo-nos mais vulneráveis antes de qualquer agente externo, também contribui para o processo de recuperação após uma sessão esportiva extenuante, de modo que se envolve para "limpar" os tecidos musculares de produtos, como resultado da alta intensidade, tal como pode ser o amoníaco. Aumentar a resistência muscular durante o treinamento também se encontra dentro dos usos desportivos da arginina. Contribuir com o aumento na capacidade de transporte de nutrientes importantes, tais como aminoácidos ou glicose para os tecidos dos músculos que estão tentando, será uma das consequências diretas. Os alimentos que contêm arginina incluem trigo, nozes, passas, sementes de soja, uva e chocolate. Os suplementos de este aminoácido é encontrado em pó, cápsulas ou na forma líquida. A L-arginina está presente em alimentos marinhos, incluindo o caranguejo azul, caranguejo rei do Alasca, lagosta, camarão, caranguejos, moluscos, peixes, peixe-relógio, atum, tilápia e bacalhau. As sementes de girassol, sementes de abóbora e feijão de soja contém L-arginina, e o aminoácido também está espinicas, folhas de mostarda, feijão mungo e agrião. A carne de vaca, porco, cordeiro, vitela e aves de capoeira também contêm quantidades variáveis de L-arginina. Fontes de arginina em alimentos de origem vegetal e animal A arginina pode ser ingerida durante o dia, com as diferentes refeições, de modo que se consiga aumentar e manter os níveis no plasma sanguíneo. Não obstante, podemos concentrar as doses em duas imporantes momentos, sobre tudo relacionado a cara a potenciar o rendimento desportivo e, assim como promover a recuperação noturna Os atletas costumam tomar de 3 a 5g de arginina por dia, como parte de um suplemento pré-treino, já que o aumento do fluxo sanguíneo para os músculos que este aminoácido proporciona, levará a uma reparação mais rápida dos músculos danificados durante um treino pesado e acelerar o crescimento muscular, além disso, contribui para estimular ainda mais o fluxo de sangue e permitir um melhor fornecimento de nutrientes para os músculos. Se você tomá-lo antes de dormir também pode maximizar a produção de GH (sigla de hormônio do crescimento durante o sono. Algumas pessoas relatam benefícios de tomar a arginina antes de dormir, já que experimentam melhora no pernas cansadas, devido a empregos ou a necessidade de estar de pé durante a maior parte do dia. Um efeito que muitos entusiastas dentro do âmbito do fitness encontram com o uso de arginina é o traço de tônus muscular bombeado ou congestionado, chegando mesmo a ser apresentado, se for encontrado um baixo perfil graxo, o típico look de "veias marcadas" Mas não tem efeitos secundários graves foram relatados náuseas, diarreia e fraqueza, associados com o consumo excessivo desta substância. Os suplementos de arginina pode piorar os sintomas da doença, a anemia de células falciformes. A arginina também pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e não deve ser utilizado por pessoas que tomam medicamentos para controlar os níveis de açúcar no sangue. Em HSNstore você pode encontrar os seguintes suplementos com Arginina, tanto em formato de cápsulas e comprimidos, como em pó.