Amido Resistente: o Que é, Benefícios, Você Ajuda a Emagrecer? Quais os Alimentos que têm

Parece que quando falamos de carboidratos saltar os alarmes, e é que esse macronutriente tem sido catalogado como o "vilão" em muitos casos e patologias. Mas no entanto, sob meu critério, este fato improcedente atende aos hábitos e necessidades subjetivas, de modo que, tal como acontece na maioria das situações, os excessos ou extremos não dão bons resultados. Neste caso, vamos falar de um tipo de carboidrato que a evidência científica parece dar motivos para que se remova a etiqueta de "mau". Falaremos do Amido Resistente O amido é um hidrato de carbono complexo, ou seja, uma grande quantidade de unidades de glicose unidas por ligações glucosídicos. Encontra-Se no reino vegetal, sendo a fonte de energia das plantas. Dentro das fontes de amido mais utilizadas encontram-se as batatas, trigo ou o milho. Nosso organismo armazena a energia proveniente dessas fontes, na forma de glicogênio, utilizada em maior medida em atividades físicas intensas. A fibra é outro elemento que apresenta certas propriedades de digestão, em particular, não se pode digestão pelas enzimas de nosso estômago e, posteriormente, ser absorvido como glicose. Passa através do intestino e permite frequentar os movimentos gastrointestinais. Existem dois tipos, a fibra solúvel e insolúvel. Esta última passa intacta, enquanto que a primeira pode ser fermentada por bactérias em nosso intestino, ajudando a manter a saúde da microbiota. É um tipo de amido que não é digerido no estômago ou intestino delgado, chegando intacto até o cólon. O termo "resistente" é devido a que, precisamente, resiste o processo digestivo. Entre suas propriedades está que não eleva a glicemia (não gera "picos de insulina"), além de que se nutre a nossa flora intestinal, reduz o apetite, assim como contribui para aumentar a saúde em termos gerais. O amido resistente tem uma funcionalidade muito semelhante à fibra solúvel. As batatas, cozidas e, em seguida, resfriadas, são uma fonte de amido resistente A banana macho é outra fonte de amido resistente, rico em inulina, que ajuda a regular a digestão e melhorar o metabolismo, produzindo uma sensação de enchimento durante mais tempo, e contribuindo na manutenção do peso A forma de agir do Amido Resistente será que você pode chegar sem digerir a zonas do intestinto delgado e cólon, onde servirá para a nutrição das bactérias que formam a flora intestinal, para manter o seu nível de saúde e em perfeito estado. De estado de saúde dependem de certos fatores essenciais para a nossa saúde: absorção de nutrientes, regulação metabólica e o sistema imune. Consumir probióticos, que de forma natural mantenha o cultivo de bactérias, tal como o amido resistente, é um mecanismo para manter a saúde do corpo. Em resumidas contas, a contribuição do Amido Resistente e sua ação sobre a flora intestinal pode levar a: Saúde Intestinal A flora intestinal é composta por uma imensa quantidade de bactérias, boas e más, aproximando-se o peso total da colônia em torno de 2kg. Do estado de saúde da microbiota depende a nossa saúde em geral, além de afetar sobre a nossa sensação de bem-estar. A principal propriedade do amido resistente é que pode estimular as "boas bactérias" no intestino, mantendo o equilíbrio correto delas, e apoiando o seu estado de saúde. A maneira na qual o amido resistente exerce um papel de destaque sobre as bactérias é que serve de "alimento" para nutrirlas. Neste processo de fermentação se originam ácidos graxos de cadeia curta: acetato, butirato e propionato, os quais produzem um efeito benéfico sobre a saúde do cólon. O butirato, que pode ser aumentado mediante o aporte de amido resistente, costuma ser a fonte de energia preferida pelas células do revestimento do cólon. O butiratoactúa como um potente agente anti-inflamatório, melhora a integridade do intestino, diminuindo a permeabilidade intestinal, o que manterá as toxinas para fora da corrente sanguínea Controle do Peso O aumento de fibra solúvel pode resultar em um trabalho "extra" para o sistema digestivo, além de gerar um efeito saciente, diminuindo a sensação de fome e "desejos" entre as refeições durante o dia. Isso, na melhor das hipóteses, acarretará, automaticamente, um poder de controle calórico muito importante. Não falamos de ingerir estes alimentos você a perder peso, mas podemos reduzir um aporte calórico que de outra forma estaríamos provocando Sensibilidade à Insulina Os alimentos com amido resistente possuem um baixo índice glicêmico, de modo que a liberação de insulina é feita de forma gradual. Não obstante, o IG pode ser alterado por diversas formas. Ainda assim, estas fontes alimentares possuem a característica de reduzir os níveis de glicose postpandrial (níveis 2 horas depois de comer), o que podem ser os mais recomendados para os diabéticos. Em pessoas com síndrome metabólica, também é possível observar esta melhoria. Estas caracterizam-se por possuir uma alta resistência à insulina, além de fatores diversos, como a obesidade, o risco de doença cardíaca,... Com uma salada de macarrão frio que podemos aproveitar também os benefícios deste amido A maioria do conteúdo de amido resistente costuma perder-se, quanto mais preparado está o alimento. Por isso, se vamos consumir arroz ou batatas, uma boa opção seria ingerimos a partir frio. As principais fontes ou mais comuns são: