Benefícios de praticar Esportes durante a Gravidez

É importante fazer uma distinção entre as mulheres que realizam exercício antes da gravidez, e que começam a realizá-lo uma vez. Recomenda-Se que as mulheres que normalmente participam em um programa de exercício continuarem a sua formação durante a gravidez, já que diversos estudos demonstraram que as mulheres reduzem instintivamente o tempo e a intensidade do exercício à medida que avança. Não obstante, as mulheres que começam um programa de exercício depois de ter ficado grávidas são informadas de que precisam da autorização de um médico para começar a fazer exercício e que este deve ser de baixa intensidade e sem impacto Diferentes estudos têm demonstrado que as mulheres que fazem exercício regularmente recuperam o peso, a força e a flexibilidade que tinham antes da gravidez com mais rapidez do que as mulheres sedentárias. Em geral, uma quantidade razoável de exercícios é benéfica, mas, se o exercício é excessivo, pode comprometer a saúde do feto. Fazer exercício ao ar livre durante a gravidez Por que você recomenda? Recomenda-Se o exercício físico a todas as mulheres grávidas saudáveis devido aos seus efeitos favoráveis sobre o sistema cardiovascular, metabólico e biomecánico. Quanto exercício? É preferível o exercício regular o ocasional. Sugerem-Se 3 a 5 sessões de exercício por semana. Mulheres previamente treinadas podem fazer exercícios mais intensos do que uma iniciante. Todo programa de exercício físico deve ser seguro e agradável Qual A intensidade? A intensidade do exercício deve ser limitada: não exceder 140 batimentos por minuto. A fim de que não ocorra um aumento excessivo da temperatura corporal, a parte mais intensa da sessão não deve ultrapassar os 15 a 20 minutos. Como decorre cada sessão de exercício? Cada sessão deve ser precedida de um período de aquecimento e alongamento e seguida de um período de calma frescor e relaxamento. Os exercícios escolhidos devem ser seguros e limitar o risco de acidentes. Para favorecer o tom muscular pode realizar trabalho de força, com a condição de que não se repita mais de duas vezes por semana e que os pesos não superiores aos três quilos. A ter em conta A mulher deve prestar especial atenção para a intensidade e a duração de sua atividade, tendo o cuidado de as condições ambientais (temperatura e umidade), estado de hidratação e ingestão calórica pré-e pós-treino. Evitar exercícios que envolvam sobreesfuerzos e tensão excessiva, a manobra de Críticas, elevações da temperatura corporal acima dos 38ºC. e movimentos violentos.