Comer Mais Legumes: Benefícios para a Saúde, Dicas para Aumentar o seu Consumo

Se bem que pode parecer uma recomendação muito geral, é uma das questões que menos provoca discussões. Todos os especialistas estão de acordo, legumes traz benefícios para a saúde e, em geral, o seu consumo é deficiente. Grande densidade nutricional De cada vez que dão muito poucas calorias. Quando nos alimentamos devemos olhar para o aporte de nutrientes dos alimentos para que valha a redundância realmente estamos alimentando o corpo e dando-lhe verdadeiro alimento. São altas em fibra A fibra além de ajudar a nível probiótico, aumenta o grau de saciedade, fazendo com que você coma menos quantidade. Tendemos a consumir mais alimentos de que precisamos, e a fibra pode ser nosso aliado. Conteúdo em polifenóis Nos faz aumentar as nossas defesas. Os polifenóis são encontrados de forma natural na verdura para se defender de seus predadores (aqui dentro nós também). Estes compostos químicos são liberados na digestão e nosso organismo tenta livrar-se dele o quanto antes, o que faz com que elevemos a produção de nossas defesas. Algumas verduras tipo brócolis, couve-flor, couves-de-Bruxelas, alho, alho-porro, repolho, couve... contêm quer dizer que desempenham um grande papel na prevenção do câncer. Embora o consenso sobre este tema é bastante amplo, são muitas as pessoas que dizem que a fruta e os legumes não são o que eram. Que não têm sabor nem qualidade, porque se está a fazer utilização abusiva de pesticidas e outros componentes que modificam estes alimentos. É a desculpa que repetem para justificar seus hábitos de alimentação. O pior do caso é que este tipo de pessoas deixam de consumir alimentos que são fonte de vitaminas e minerais, para consumir alimentos de fábrica cheios de químicos e açúcares. Esta opção é muito pior do que optar por legumes. Como em tudo, existem diferentes qualidades de frutas e legumes também. Neste caso recomendamos que volte a recorrer ao mercado de sempre, que, na medida do possível, faça de consumo de proximidade, e que você se aproxime o máximo para o campo. É habitual que os payeses tenham paragens de seus produtos, onde têm suas terras. Além disso, costuma ser uma opção econômica, já que se dirigir a uma loja biológica pode fazer com que você acione o orçamento. E o camponês, que não tem por que ser de cultivo ecológico, pode oferecer boa qualidade a um bom preço. Consome legumes da época Não só é a mais barata, se não que te certificares de que é da melhor qualidade. O fato de que não tenha sido transportada de longe, tenha passado tempo em frigoríficos que conservem mais dias... quanto mais fresco melhor e isso começa com a verdura da época em que você está. A variedade é o gosto e a saúde Cada tipo de verdura traz alguns benefícios, em concreto, por ser mais alto a sua contribuição em certos minerais e vitaminas. Para se certificar de que eles não têm um déficit alimentar de algum nutriente, o melhor é comer o máximo de variedade possível. Usa aparelhos modernos como o spiralizer ou um descascador de sempre Permitem cozinhar pratos especiais com os legumes. Por exemplo, usar um abobrinha para fazer uns "spaguettis de abobrinha" e consomem uma grande porção de legumes ao contrário do mesmo prato com spaguettis de trigo. Elimina a comida processada Quanto mais velho você tem o paladar a esse tipo de comida, mais difícil será para que saibas apreciar o sabor de legumes em concreto e da comida real em geral. Além disso, quanto menos comida processada consumas, mais espaço você estará deixando a comida saudável. Cozinha ao vapor, pula, ou até mesmo o micro-ondas Apesar de que a última opção parece que não é a melhor, essa forma de cozimento mantém bastante os nutrientes do vegetal, que é o que nos interessa. Acima de tudo, evite fritar, porque para além de que a verdura perde muitos nutrientes, aumenta o aporte calórico proveniente de um óleo a altas temperaturas foi oxidado e que é muito pouco aconselhável. Ferva os legumes também não é aconselhável, pois faz com que os nutrientes fiquem na água que tiras da fregadera. O vaporizador é um acessório que você vai tirar muito proveito na cozinha, além de que é um elemento econômico, não vai se arrepender. Toma algum batido verde, e destacar batido e não o suco, porque é diferente Se não há resíduos como em sucos, ingerirás toda a verdura sem deixar os desperdícios dos nutrientes da mesma. Não é que tenham efeitos depurativos desintoxicantes milagrosos, mas se você tiver problemas para aumentar a ingestão de legumes, esta pode ser uma forma prática de cumprir com o seu objetivo.