Como afeta o açúcar no organismo Isso é o que ninguém te contou

Você sabe como ele afeta o açúcar realmente para o nosso organismo? Os especialistas em medicina e nutrição como alguns alimentos consumidos frequentemente como grandes responsáveis pelo aparecimento de doenças de natureza diferente. Sem ir mais longe, o açúcar está em seu ponto de mira, desde há décadas, dados os estudos científicos que comprovem seus efeitos nocivos sobre o organismo. De fato, não são poucos os especialistas que aconselham reduzi-la ou suprimi-la totalmente de nossa dieta. Em primeiro lugar, devemos saber que essa substância está presente na maioria dos produtos que encontramos no supermercado, mesmo os de sabor salgado como os picles ou o pão de forma. Ler atentamente os rótulos destes alimentos nos ajudar a controlar a quantidade de açúcar que consumimos, embora, como veremos mais tarde, às vezes estes dados são confusos. Efeitos do açúcar no organismo Como dissemos anteriormente, os estudos falam do açúcar como um alimento prejudicial para o organismo se ingerida em excesso. Nesta linha, está associada ao surgimento de problemas como os seguintes: 1. Aumento de peso. Geralmente, os alimentos ricos em açúcar contêm um alto teor de calorias e gorduras saturadas. Este excesso de ingestão calórica provoca um aumento de peso e aumenta o risco de desenvolver sobrepeso e/ou obesidade. 2. Retenção de líquidos. Isto implica inchaço em áreas como as mãos, as pernas e o contorno dos olhos, assim como o aparecimento de olheiras, varizes e aranhas vasculares. Claro, também afeta negativamente a circulação sangüínea. O consumo elevado de açúcar reduz a quantidade de dopamina no cérebro, razão pela qual cria dependência e favorece o aparecimento de episódios depressivos. 3. Problemas dentários. O açúcar é o principal substrato para as bactérias presentes na boca, que por sua vez dão origem às temidas cáries. Quanto maior for o nosso consumo de açúcar, maior será a atividade dessas bactérias, os nossos dentes, ossos e gengivas serão afetados. 4. Afecções da pele. O excesso de açúcar faz com que o nosso organismo tenha um menor nível de vitamina C, o que favorece o aparecimento de rugas na pele e a aceleração do envelhecimento. Além disso, os açúcares estimulam a atividade das glândulas sebáceas, o que se manifesta no aparecimento de acne. 5. Doenças cardiovasculares. O açúcar adicione elementos nocivos ao nosso sangue, o que dificulta sua circulação. Em consequência, as artérias têm de fazer um esforço e a tensão sobe, o que significa que o coração tem que bater com mais força. Daí que se associe o consumo desta substância com os problemas cardiovasculares. Efeitos do açúcar no cérebro O consumo elevado de açúcar reduz a quantidade de dopamina no cérebro, sendo esta uma substância química relacionada com o prazer e a memória. Esta é a razão por que cria dependência e que favorece o aparecimento de episódios depressivos. De fato, alguns especialistas comparam os efeitos do tabaco e as drogas. Lista de alimentos sem açúcar Se bem que a maioria dos alimentos que encontramos nos supermercados convencionais apresentam um alto nível de açúcares, nós podemos encher as sacolas de nossa compra com outros produtos livres da mesma. Alguns deles são: 1. Frutos secos. 2. Produtos lácteos naturais. 3. Vegetais não processados. 4. Carnes não processadas. 5. Legumes. 6. Ovos. 7. Peixes. 8. Azeite de oliva. 9. Algumas frutas. Obviamente, estes alimentos devem ser naturais e não processados, de forma que não lhes tenha sido adicionado açúcar ou outras substâncias nocivas. "Sem adição de açúcares" Neste sentido, devemos saber que, em muitas ocasiões, o rótulo do produto não informa adequadamente o consumidor sobre os ingredientes que contém realmente. Em mais de uma ocasião teremos observado o slogan "Sem adição de açúcares", dando por sentado que se trata de alimentos mais saudáveis e menos calóricos do que os outros. No entanto, na maioria dos casos se trata de uma simples estratégia de marketing que aproveita o desconhecimento do cliente para atingir um maior número de vendas. Assim, para muitos destes produtos se lhes acrescenta uma alta quantidade de gorduras para imitar o bom sabor que recebe o açúcar como ingrediente. Além disso, costuma-se acrescentar adoçante, que não deixam de ser substâncias químicas e manipuladas artificialmente. Por estas razões, é importante ler com atenção a informação das embalagens desses produtos e informar corretamente sobre cada um de seus componentes. Se você quiser saber o que há depois da polémica de outros alimentos, recomendamos a leitura de nosso artigo O que vos parece esta informação sobre como afeta o açúcar ao organismo?