Creatina: Uso como Suporte Cognitivo e Melhora da Função Cerebral

Hoje em dia, quem mais e quem menos, a certeza de que ouviu falar da creatina. É o suplemento que conta com maior respaldo científico, cujo uso como melhorador do desempenho desportivo é clarividente. Hoje, porém, falaremos de outros usos da creatina, que possivelmente desconozcas... Os possíveis usos que lhe podemos dar a creatina tem uma nota completamente diferente, não como recurso ergogênico de melhoria do rendimeinto, mas benefícios de cara no plano cognitivo. Agora já não é questão de ganhar músculo ou ser capazes de levantar mais peso, mas que foi apresentado um novo enfoque, a creatina como suplemento de melhoria do "bem-estar". A melhoria das funções cognitivas a partir da suplementação com creatina afetam principalmente a parte da memória, redução da fadiga mental e efeito neuroprotector A creatina é armazenada no organismo na forma de fosfocreatina, aumentando, portanto, os depósitos da mesma. Assim, o substrato energético de primeiro uso, a nível celular, é o trifosfato de adenosina (ATP). Por sua parte, o ADP, ou seja, a adenosin difosfato, que são moléculas com dois links muito poderosos, e que, por sua vez, são precursoras do ATP, uma vez que, adicionando outro fosfato se consegue, a partir de ADP, a criação de ATP. A creatina se diz que está fosforilada (fosfocreatina), devido a que tem unido um fosfato a ela, e, portanto, este link é muito energético, tal como o ATP. A creatina fosforilada transfere sua fosfato para o ADP para formar ATP, deixando, portanto, "desfosforilada". A creatina é um aminoácido produzido naturalmente nos rins, o fígado e o pâncreas. É armazenado principalmente nos músculos, onde é convertida em uma fonte de energia celular envolvida na contração muscular. Ainda assim, é necessário o aporte de nutrientes para levar a cabo a sua síntese Quando o músculo requer energia, as células se abastecem do ATP armazenado, e no momento em que estes depósitos são depletan, as células procuram um outro método, menos dinheiro e mais tardio, para voltar a sintetizar ATP. Este processo é catalizado por meio da enzima creatina fosfokinasa, também conhecida como creatina cinase. A reação produzida é reversível, já que essa enzima é capaz de adicionar um fosfato da creatina para criar fosfocreatina, ou eliminar um, para criar creatina, de acordo com as necessidades da célula. Quando as células se encontram em "repouso", levam a cabo a ação de "preencher" os depósitos de creatina fosfato, "tirando" um fosfato do ATP e añadiéndoselo à creatina. Cria um ADP extra como sub-produto. As células do cérebro, assim como as dos músculos são exemplos de tecidos que utilizam o sistema de fosfatos Tarefas Cognitivas A creatina funciona o cérebro de uma forma muito semelhante à maneira em que funciona nos músculos. Ambos usam creatina fosfato (PCr) como fonte de energia, se não são repostos, os níveis de PCr podem diminuir durante os períodos de atividade. Ao igual que seus músculos se cansam com a atividade física, o cérebro pode fadiga durante tarefas mentais intensas. Quando realizamos tarefas de natureza cognitiva e precisamos fazer um esforço por aumentar a concentração. Tal como as células musculares, o tecido do cérebro também tem um armazém de fosfocreatina, onde pode ser resintetizada em usada na síntese de atp. Aumento de fosfocreatina Os músculos que recorrem a esta energia na contração e movimento, enquanto que as células do cérebro geram sinais eléctricos para os processos de comunicação neural. Maiores reservas de fosfocreatina significa mais energia potencial para que nosso cérebro trabalhe, permitindo-lhe processar informações e de se comunicar com o resto do seu corpo mais rápida e eficazmente. Ter mais combustível, em termos de apoio de fosfocreatina para a função cerebral, ele também ajuda a adiar, retardar e prevenir a fadiga mental, o cansaço e a distração que tende a aparecer quando levamos um certo período e o cérebro se nota "sobrecarregado" Atletas e Creatina Isto é particularmente importante para os atletas, já que está demonstrado que a fadiga mental diminui o rendimento físico, reduzindo a sua tolerância ao exercício. Quando seu cérebro está cansado, tudo parece que requer muito mais esforço e pode ser que sinta que está lutando para que seus músculos se movam, ou que o seu sistema cardiorrespiratorio ter que trabalhar mais do que o habitual. É necessário que a suplementação com creatina? Você pode obter o suficiente creatina através da dieta diária? Pois a resposta é afirmativa, embora com certo matiz, não é fácil... Para obter 5gr de creatina (dose recomendada de forma geral) você precisaria comer cerca de 1kg de carne de vaca... Para vegetarianos, um bom alimento enriquecido com creatina seriam as amoras, mas... para chegar aos 5gr seria preciso nada mais do que uns 225kg, várias greengrocers... Uma dose de creatina 5g pode ser suficiente para alcançar a melhoria É prejudicial? Um típico problema que suscita interesse entre o público, é o possível dano que pode causar para os rins. Para tirar esse "rumor" identificam-se duas substâncias, que podem ser a controvérsia que se gera, e as quais são: creatina e creatinina. Esta última é usada como marcador de saúde renal. Segundo estudos, a suplementação através de creatina por longos períodos impacta minimamente sobre as concentrações de creatinina e a função renal em pessoas saudáveis. Os neurônios transmitem os impulsos elétricos de umas a outras, mas o fenômeno da recaptação ocorre no momento em que o neurônio transmite a mensagem para o seu mais próxima, voltando para a origem da primeira. Se você atua em fazer isso, assegura-se a neurotransmissão para o neurônio destino. Apesar de que a creatina não é considerado como tal substância, em um estudo no qual se administrou creatina junto com ISRSs, os cientistas observaram melhoras nos sintomas depressivos, melhorando os efeitos dos ISRSs. Em outros estudos, especialmente em mulheres é o lugar onde se valorizavam mais os efeitos anti-depressivos, a suplementação através de creatina ISRSs são as siglas de "Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina", e são utilizados como antidepressivos Em muitos estudos, os resultados demonstram que para os experimentos com células isoladas, a morte celular vem acusada pela falta de energia celular. As células resistem para ser destruídas pelas toxinas, enquanto mantêm a sua energia (ATP), e devido, então, à contribuição que traz a creatina, como fonte extra de ATP, o que permitiria salvar um maior número de células de toxinas prejudiciais. Atualmente, as miras deste estudo estão centradas na doença de Parkison Um comentário geral que está associada à suplementação de creatina é o que acusa este produto causar retenção de líquidos. Mas o certo é que esta suposição tem nuances, e se a creatina "retém" líquidos depende de vários fatores. A molécula de creatina pode aderir à parede celular, e, portanto, provocar um aumento da acumulação de água em uma célula, exercendo, portanto, um efeito de proteção do dano à membrana A inflamação celular está relacionado com os efeitos anti-câncer, embora ainda não tenha sido vinculado isso com a ingestão de creatina Uma das principais reivindicações dos doentes de diabetes (tipo II) é estabilizar a sua glicose no sangue em jejum. Uma vez que níveis elevados de glicose no sangue está associado com os efeitos da diabetes, tais como: dano ocular, nervos, rins.... A creatina, apesar de que não foi demonstrado que reduz, por si só, o nível de açúcar no sangue em jejum, no entanto, pode aumentar os efeitos do exercício na redução da glicose no sangue circulante. Além disso, parece que está relacionado com o mecanismo AMPK, e a ativação desta proteína está associada com o aumento da absorção por parte da célula de glicose e ácidos graxos. O exercício físico tende a reduzir a glicose no sangue, e a creatina pode permitir que o músculo fique mais receptivo a absorver essa glicose Os benefícios do nível cognitivo que pode apresentar a suplementação com creatina, além da possível neuroprotección, têm mais relevância com a formação e manutenção da memória. Atualmente esta melhoria com relação aos efeitos da creatina está gerando grande interesse em dietas vegetarianas e veganas. Assim como as vitaminas, a creatina tem algumas funções a nível fisiológico dentro do organismo, e parece que dietas como as mencionadas podem-se observar algumas carências. Esta relativa deficiência pode ser um requisito para a melhoria das propriedades cognitivas através da creatina, que segundo os estudos, parece ser um fator a ter em conta para um bom funcionamento cerebral