Descubra o período de reprodução, um superalimento, rico em vitaminas de alta qualidade

A conscientização por uma alimentação saudável e equilibrada é cada vez maior, por isso que os alimentos de alto valor nutricional desperta um grande interesse hoje em dia. A atual popularidade da quinoa, o amaranto e as sementes de chia são um bom exemplo disso. Desta vez falamos de kañiwua, cujas propriedades vitamínicas e convertem-se em um importante suplemento alimentar. O que é o período de reprodução? Também conhecida como kañahua ou canihua, seu nome científico é o de Chenopodium pallidicaule. Trata-Se de uma semente que pertence à família das quenopodeaceas, como a quinoa, e que é cultivada no Peru e na Bolívia. A área de maior produção se encontra ao norte do Lago Titicaca, além disso, ocorre em Ancash, Ayacucho, Huancavelica e Arequipa. Cresce em zonas de entre 3.500 e 4.100 metros acima do nível do mar. Seu sabor é agradável, semelhante ao da noz, e sua cor varia de diversos tons de marrom a preto. Propriedades da kañiwua O período de reprodução se apresenta como um alimento rico em aminoácidos de alta qualidade, proteínas, minerais e vitaminas, especialmente do grupo B e E. Entre os muitos benefícios que traz para a nossa saúde são os seguintes: 1. Favorece a boa digestão. É um excelente regulador intestinal, graças ao seu alto conteúdo de fibra solúvel, sendo muito eficaz para combater a prisão de ventre. Também produz um efeito de saciedade, o que é ideal em dietas de emagrecimento. O período de reprodução se apresenta como um alimento rico em aminoácidos de alta qualidade, proteínas, minerais e vitaminas, especialmente do grupo B e E. 2. Alto nível nutricional. Destaca-se o seu elevado teor em cálcio, zinco, proteínas, magnésio, fósforo, riboflavina, ômega 6 e 9, aminoácidos sulfurados e vitaminas e e B. É perfeita para dietas veganas e vegetarianas. Por outro lado, uma parcela do período de reprodução responde por 60% do nível de ferro recomendado por dia. 3. Possui antioxidantes. Por isso, ajuda a combater os radicais livres, protegendo nossas células contra seus efeitos prejudiciais. 4. Ajuda a regular o nível de colesterol. Ajuda-Nos a regular os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e pressão arterial. 5. Não tem glúten. Por isso, é indicada para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca. Como se prepara o período de reprodução Existem muitas formas diferentes de preparar o período de reprodução, em grão ou em pó, incluindo receitas de bolos, saladas, pratos, etc., Uma opção é adicionar o iogurte, o suco ou a cremes de legumes. Também podemos cocção de uma forma similar à pescada. Primeiro lavamos e cozinhar em fogo baixo, adicionando duas xícaras de água para cada punhado de período de reprodução. A cocemos durante aproximadamente 20 minutos, e depois as tostamos durante 15 ou 20 minutos em uma frigideira. Uma vez terminado o processo, podemos comê-las diretamente ou colocar a salada, o pão caseiro, a sopa, etc.