Dieta circadiana para perder peso sem maltratar o seu corpo

Para perder peso de forma saudável, sem maltratar o seu corpo e essa opressiva vício dos doces, a dieta circadiana pode se tornar a alternativa perfeita. A dieta circadiana acelera o metabolismo, ajuda a controlar a fome e o vício em doces. Ritmo circadiano e alimentação Respeitar o ritmo biológico é fundamental para manter em bom estado o nosso organismo, já que é o encarregado de regular o seu bom desempenho em praticamente todos os sentidos. No entanto, devido ao nosso ritmo acelerado de vida, entre muitos outros motivos, costumamos esquecer sua importância. A dieta circadiana aplica estes princípios no campo da alimentação. O termo "circadiano" vem do latim "circa" (ao redor) e "diano" (dia), ou seja, faz referência a tudo aquilo que ocorre "em torno do dia". E é que esta dieta baseia-se em reações que sofre o nosso corpo durante as 24 horas do dia, fazendo alusão às diversas etapas e horários. A luz e a temperatura, por exemplo, são dois fatores chave neste processo. O que é a dieta circadiana? A dieta circadiana ganhou popularidade em 2006, graças a doutora Daniela Jakubowicz e ao seu livro "Nem uma dieta mais! O método circadiano, que acelera o metabolismo, controla a fome e o vício em doces e permite emagrecer para sempre". Esta dieta, encoraja-nos a nos alimentar de acordo com o funcionamento do nosso ritmo biológico, o que acelera o metabolismo e nos permite emagrecer rapidamente se colocar em risco a nossa saúde. Trata-Se de ingerir os alimentos e as quantidades adequadas a cada momento do dia. Dieta circadiana, menu semanal É importante, neste tipo de alimentação, cumprir com algumas normas básicas. Por exemplo, o pequeno-almoço deve conter um alto nível de proteínas, para o qual podemos consumir frutas, ovos, presunto, tomate, mel, iogurte ou frutas secas. O mesmo acontece com o almoço, que tem que ser formado por alimentos ricos em proteínas como peixe grelhado, legumes, o tomate ou a galinha, sempre cozido e nunca frito. Por outro lado, recomenda-se não abusar dos carbohidratosantes das quatro da tarde, já que podem gerar sono e cansaço. Além disso, esses carboidratos devem ser complexos e não refinados. A partir desta hora é melhor consumir alimentos baixos em açúcar e gorduras, e evitar bebidas com cafeína, para que não prejudiquem nossos ritmos circadianos. A dieta circadiana recomendável não abusar dos carboidratos antes das quatro da tarde, porque gera sono e cansaço. Como dizíamos, é melhor deixar os carboidratos para a segunda parte do dia. No jantar, pode incluir alimentos ricos nesta substância, a fim de que a reparação das células danificadas e desintoxiquen nosso organismo, como a massa de pão integral, sopa de legumes, as batatas, o pão, a cenoura ou a cebola. Além disso, devemos evitar qualquer substância estimulante, como a teína, a cafeína e o açúcar. Teremos podido verificar que esta dieta contradiz algumas regras impostas por outros regimes, pois as opiniões sobre os hábitos alimentares adequados são muitas e muito variadas. Por isso, convém consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer tipo de dieta, ele saberá guiar-nos de forma saudável e eficaz. Para emagrecer de forma saudável, também recomendamos a leitura de nosso artigo "Com estes vegetais perder peso de forma saudável". O que vos parece a vós, a dieta circadiana?