Diferenças entre Proteína de soro de leite Isolada e Concentrada

A Whey Protein ou Proteína do Soro de leite é provavelmente o suplemento mais vendido. Isto se deve às suas propriedades para, não só, no âmbito desportivo, mas como fonte de alimento em certas pessoas. Em função da sua composição encontramos no mercado vários tipos, sendo fundamental a realização de um esclarecimento deles. Neste caso, vamos listar as principais diferenças entre a Whey Protein Isolate (WPI) ou Isolado de Proteína de Soro de leite e Whey Protein Concentrate (WPC) ou Concentrado de Soro de leite, bem quais são as recomendações. Vamos começar definindo termos... Possivelmente, a primeira vez que foste comprar uma proteína ou a vestir-se em alguma loja, as primeiras palavras que leu foram: Whey Daí que praticamente a maioria dos nomes de produtos que contenham esta palavra no seu rótulo, como parte de seu nome comercial. Deste modo, poderemos encontrar-nos com dois tipos: Como vemos, ambos os termos fazem referência ao mesmo (Whey), a menos que, como veremos a seguir, as diferenças residem na composição de cada uma. O soro é a parte líquida, que é obtida a produção de queijo a partir do leite. Quando se produz o queijo, a parte gorda do leite coagula e o soro foi separado, obtendo-se um subproduto. A partir de aqui, o soro de leite é processado em uma série de passos para chegar a apresentar um aspecto e condição para poder ser consumida e utilizada em produtos de batidos substitutos de refeição ou barras. Uma das consequências que se produzem na hora de processar o soro é reduzir drasticamente o conteúdo em lactose, gorduras e outros elementos que não interessam (colesterol...), deixando-se de forma quase isolada da proteína. Atenção, não confundir o termo isolado neste contexto, com a nomenclatura que define o WPI. O Whey é a sua vez, está constituída por dois tipos de proteínas: 20% de Soro de leite e 80% de Caseína. A diferença entre as duas será a velocidade de absorção, sendo o soro e a parte mais rápida, enquanto a caseína é muito mais gradual, demorando até 7h em entregar os aminoácidos. Cada uma pode ser tomada de acordo com certos interesses. Uma proteína completa, significa que ele tem todo o espectro total de aminoácidos, incluindo os essenciais, ou seja, aqueles que nosso organismo não é capaz de sintetizar e devemos recorrer a ser incorporadas a partir da dieta, e em tal caso, através de shakes de Whey Protein ou Proteína de Soro de Leite como complemento. As proteínas de origem animal são completas e trazem os 9 aminoácidos essenciais: Tabela Aminoácidos Essenciais A proteína de soro de leite tem um alto valor biológico (BV). Um alto BV significa que a proporção de aminoácidos necessária para o organismo é excelente para fazer uso dela. Especificamente, mede-se a quantidade de nitrogênio que é retido no corpo, que depois é utilizado para trabalhos de regeneração e crescimento muscular. Quando um ou mais aminoácidos estão faltando ou estão em uma quantidade reduzida a proteína terá um BV mais baixo. O BV é um valor compreendido entre 0 e 100 (quanto maior o número maior BV). Fontes proteicas com défice de aminoácidos podem ser objecto de compensação se forem engolidos. A referência foi a proteína de ovo (BV=100), mas, desde o aparecimento da Whey Protein, observa-se que possui um valor superior a 100, sai da escala. Tabela Comparativa Evowhey (WPC) e outras fontes proteicas Este indicador UM, é uma medida para saber o percentual de aminoácidos consumidos e utilizados posteriormente para o corpo. Para alcançar um valor alto, a fonte de proteína deve possuir fácil digestão e oferecer um rácio de aminoácidos, incluindo boas quantidades dos essenciais. O PCDAAS mede a qualidade da proteína, com base nos requerimentos em questão de aminoácidos por parte do corpo e habilidade para digerirlos. A pontuação poderá variar entre 0 e 1, sendo este valor o mais favorável (a máxima digestibilidade). É um dos indicadores mais levados em conta na hora de avaliar as propriedades de uma proteína. A Whey Protein obtém um 1. Tabela comparativa de BV, UM, PCDAAS de diferentes fontes de proteínas Uma das mais importantes propriedades que residem em proteína de soro de leite é que, de acordo com o processo de elaboração, vão manter as frações protéicas: lactoferrina, glicomacropeptidos, alfa-lactoalbuminas, immunoglobulinas, beta-lactoglobulina, lactoperoxidase. Estas vão contribuir significativamente para ter um impacto positivo em marcadores de saúde, dado que possuem, entre outras, as seguinte propriedades: anti-bacterianas, antimicrobianas, antivirais, anti-inflamatórias, suporte para a absorção do ferro, melhora a flora intestinal, ... A Proteína de Soro de Leite é, sem dúvida, uma grande fonte de nutrientes Esta técnica é a que oferece o melhor processamento do soro de leite. O método de processamento emprega uma técnica de baixa temperatura de microfiltração do soro de leite para obter um alto conteúdo de proteínas, como resultado, sendo superior a 90%. Além disso, mantém-se intacta a integridade das frações protéicas, além de vitaminas e minerais, se atingem níveis extremamente baixos de gordura e lactose, e uma proteína não desnaturada (mantêm a estrutura molecular primária) Ao contrário de outros métodos que utilizam agentes químicos, como a Troca de Íons, a técnica do CFM utilizados filtros cerâmicos de ótimo resultado, deshechando os elementos não desejados, e permitindo obter o mais alto nível de pureza da proteína. Este tipo de proteína seria o primeiro produto resultante após processar o soro de leite. É considerada como sendo o suplemento de proteína mais vendido graças à sua eficiência e revelar-se mais econômica. Seu uso pode-se dizer que é destinado para fornecer proteínas em uma dieta, na qual buscamos uma forma conveniente de alcançar os nossos requisitos de proteínas. Se a nossa intenção é fornecer um suplemento de proteínas de qualidade para a nossa fase de crescimento muscular (volume) ou para manter o peso atual, sem fazer um grande desembolso, esta será a opção mais interessante. Entre suas características, vamos encontrar: A proteína isolada de soro de leite estaria situada, como a que oferece maior nível de pureza, grama por grama de produto, atingindo níveis de porcentagem >92%. É obtido a partir de continuar processando o WPC, e, por isso, o resultado será uma proteína extremamente baixa em gorduras e hidratos de carbono, com pequenas quantidades de lactose ou, em alguns casos, desprezível, e que está destinado para um público mais exigente. Além disso, normalmente não apresenta nenhum problema de digestão ou dor de estômago. Neste sentido, aquelas pessoas que controlam de forma muito inteligente a sua alimentação, com objectivo importante para definir a musculatura, seria muito mais otimizada. Não quer dizer, pelo contrário, que uma pessoa que não tenha em mente este objetivo, e simplesmente procure por um aporte de proteínas, pode fazer uso perfeitamente este tipo de proteínas. A principal diferença existente entre a proteína de soro de leite isolada e concentrada, baseia-se no processo de fabricação Explicação: Em geral, há que ter em conta algumas considerações antes de escolher o tipo de proteína de soro de leite, objetivos pessoais, como a nutrição e a meta esportiva. O Isolado de Proteína de Soro de leite, sem dúvida, tem a vantagem em termos de qualidade e quantidade de proteína por porção, mas, como mencionado antes, o concentrado de soro de leite tende a ser mais econômico, um fator muito importante hoje em dia. No mercado podemos encontrar determinados produtos de proteína de soro de leite, onde é comum que contenham uma mistura de proteína de soro de leite isolada e concentrada, de modo que temos uma opção que compartilha um preço um pouco menor que um WPI mas de maior qualidade na composição de um WPC.