Estes são os alimentos sem glúten para celíacos mais saudáveis

Os alimentos sem glúten para celíacos são cada vez mais comuns em lojas e restaurantes, mas há que prestar atenção na composição dos mesmos, para evitar quaisquer danos ao nosso organismo. Agora contamos quais são os mais saudáveis e aqueles que você deve evitar. Muitos deles irão surpreendê-lo, não perca a cabeça de modo que partilhamos convosco nas próximas linhas. É importante ler com atenção a embalagem para se certificar de que não existe glúten adicionado. A doença celíaca afeta o sistema imunológico, de forma que as pessoas que a têm não podem consumir glúten, pois esta substância danifica o seu intestino delgado. Por isso, há que apostar em alimentos sem glúten, já que os outros produtos podem causar incômodos sintomas como diarréia, dor abdominal e até mesmo influenciar no seu estado de espírito. Trata-Se de uma doença genética que afeta cerca de 1% da população espanhola, segundo dados da Federação das Associações de Celíacos do Brasil (FACE). O que é o glúten? O glúten é uma glicoproteína presente no trigo, a aveia, o centeio e a cevada, que também faz parte de alguns medicamentos e suplementos vitamínicos. Atua como elemento aglutinante, unindo os ingredientes de muitos produtos alimentares (especialmente doces) e contribuindo com uma consistência elástica para as massas. Isso é graças às suas propriedades emulgentes e gelificantes. Lista de alimentos sem glúten Mas ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido, o certo é que as grandes cadeias de supermercado, cada vez com mais produtos para celíacos em seus catálogos. Na lista abaixo você tem os principais alimentos sem glúten: Leite com sabor e derivados lácteos: manteiga, queijo curado, margarina, creme de leite, iogurte, coalhada, etc. Carne e enchidos. Peixe fresco e congelado, sem rebozar e marisco enlatado em óleo ou ao natural. Ovos. Verduras, legumes e cereais. Frutas. Açúcar e mel. Sal, pimenta do reino, vinagre e azeite. Soja. Vinhos e bebidas carbonatadas (com gás) Nozes cruas. Leveduras sem glúten. Arroz, milho, mandioca e seus derivados. Café e chá não instantâneos e chás de ervas. Não obstante, é importante ler com atenção a embalagem para se certificar de que não existe glúten adicionado. Alimentos que contêm glúten e que você deve evitar Os produtos que citadas a seguir devem ser evitados por qualquer pessoa com doença celíaca ou qualquer tipo de intolerância a esta substância. Há alimentos que não contêm glúten por natureza, mas para os que se lhes pode acrescentar durante o processo de preparação para a sua comercialização. Pão, farinhas de trigo, cevada, centeio e aveia. Macarrão. Produtos de pastelaria e confeitaria. Bolachas. Figos secos. Bebidas destiladas ou fermentadas, como a cerveja. Leites milkshakes. Massas de sopa. Chocolate. Por outro lado, existem alimentos que não contêm glúten por natureza, mas para os que se lhes pode acrescentar durante o processo de preparação para a sua comercialização. Estes são os frios, patês, queijos, latas de conservas, molhos e condimentos, doces, sucedâneos de café, cacau e chocolate, corantes alimentares, sorvetes e frutos secos. O glúten engorda? Existe uma falsa crença muito difundida de que os alimentos sem glúten têm menos calorias, até o ponto em que celebridades como Lady Gaga ou Gwyneth Paltrow, adotaram uma dieta livre dessa substância para se manter na linha. Mas o certo é que o glúten em si não engorda, mas a maioria dos alimentos elaborados com ele, como pães, biscoitos e bolos. Realmente, para perder peso não tem que excluir totalmente o glúten de sua dieta, mas consumir de preferência alimentos baixos em calorias. Esperamos que esta informação sobre os alimentos sem glúten vos tenha sido útil. Se você conhece mais alimentos, ou é celíaco e quer gente os problemas que você tem na hora de encontrar este tipo de alimentos não esqueça de deixar seu comentário.