Estes são os efeitos secundários da creatina Descubra a verdadeira verdade

Entre os suplementos vitamínicos usados no mundo do esporte, encontramos a creatina. Este composto, tão altamente demandado, na atualidade, pode-se supor uma série de efeitos colaterais que acabam afetando nosso organismo. Vos falamos sobre isso. Trata-Se de um composto derivado dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, que o corpo produz de forma natural no fígado, o pâncreas e os rins, também podemos obtê-lo através de uma dieta rica em carne e peixe. Esta substância ajuda a fortalecer a musculatura e aumentar a nossa densidade óssea, sendo ideal para os atletas. Contamos mais sobre o assunto e sobre os efeitos secundários da creatina. Para que serve a creatina? Sua principal função é a de aumentar a força muscular e desempenho. Alcançada esta meta, entre outras coisas, graças à sua capacidade de manter estáveis os níveis de fosfocreatina, essencial para a rápida recuperação após a realização de um esforço físico. Também previne a perda de massa muscular através de suas propriedades anti-catabólico, que reduz a decomposição de proteínas e a oxidação de leucina. Por outro lado, evita a fadiga e aumenta a hidratação celular, o que, por sua vez, reforça a nossa resistência durante os treinos físicos. Melhora o exercício anaeróbico e ajuda-nos a evitar a hipertrofia muscular. E é que a creatina intramuscular fica armazenada, fazendo com que as células absorvam água, aumentando a fibra muscular e melhorando o seu desempenho. Como e quando tomá-la O consumo de creatina deve ser feito de forma diferente, de acordo com a fase em que nos encontramos. A princípio, recomenda-se seguir um período de sobrecarga, tomando uma quantidade maior, ou seja, 20 gramas por dia durante dois ou cinco dias, sendo recomendável fraccionarlos em quatro ou cinco partes. Após este período, a quantidade deve descer à cerca de 5 gramas por dia. Além disso, a cada dois ou três meses, temos que fazer uma pausa. Quanto ao melhor horário para tomá-la, existem várias teorias. Enquanto alguns especialistas recomendam tomar parte da dose antes de realizar o esforço físico e a outra depois, em modo de recuperação. De qualquer forma, é imprescindível que o possamos consultar previamente o seu médico. Efeitos colaterais da creatina Existem algumas dúvidas sobre a eficácia e efeitos colaterais que pode causar o consumo da creatina sobre a nossa saúde. Enquanto alguns o consideram altamente prejudicial, outros o incluem entre os suplementos vitamínicos recomendados. De fato, segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva é uma substância segura. Como dissemos anteriormente, nosso corpo produz creatina de forma natural. Não se trata de um hormônio esteróide, como às vezes se crê, mas que o nosso corpo cria a partir de aminoácidos disponíveis. A ingestão adicional desta vitamina nos ajuda a aumentar a força e a massa muscular. Não obstante, pode causar alguns efeitos colaterais, como o aumento da creatinina no sangue, pelo que se chegou a associar o seu consumo ao aparecimento de problemas no fígado e nos rins. No entanto, até hoje não existem estudos científicos que justifiquem este fato. O que sim é certo é que as pessoas com doenças deste tipo não devem consumir este suplemento, assim como muitos outros alimentos. Por outro lado, há quem indica que a creatina pode causar cãibras, mas isto não está provado. O único efeito comprovado do consumo desta substância é um ligeiro aumento no percentual de fibras musculares Tipo IIB, o que, por sua vez, favoreceria uma maior força e resistência em nosso corpo. O que vos parece esta informação sobre os efeitos secundários da creatina?, os conocíais?