Exercícios anaeróbicos e seus benefícios

O exercício regular, assim como uma dieta saudável e equilibrada, são essenciais para nos manter saudáveis. Em particular, os exercícios anaeróbicos são uma excelente opção para tonificar os músculos e manter as articulações em bom estado. Para Nos ajudar, entre outras coisas, a prevenir o excesso de peso, aumentar a flexibilidade e fortalecer a musculatura. contamos mais sobre esta atividade. O que é o exercício anaeróbico? Ao contrário do exercício aeróbico, anaeróbico é aquele que não precisa de oxigênio para ser realizado. São de alta intensidade, pelo que a sua duração é curta e requer uma maior força e potência. Sua eficácia se baseia na troca de energia que ocorre nos músculos ao realizar este tipo de atividade. Desta forma, fortalecemos o sistema musculoesquelético, aumentando a nossa resistência física e volume muscular. Benefícios dos exercícios anaeróbicos para a memória O exercício anaeróbico oferece uma infinidade de benefícios para a nossa saúde, como os seguintes: 1. Favorece o desenvolvimento da massa muscular. 2. Aumenta a resistência física. 3. Melhora o sistema cardiorrespiratorio. 4. Previne o excesso de peso. 5. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicéridos, assim como a tensão arterial. 6. Previne a osteoporose. 7. Reduz o stress e a ansiedade. 8. Aumenta a produção de endorfinas. Cabe destacar, entre todos eles, o fato de que os exercícios anaeróbicos nos ajudam a melhorar a memória. De fato, no ano de 2014, um novo estudo sobre o assunto, saía à luz, e é que uma equipe de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, em Atlanta (EUA), após um longo estudo, afirmava que realizar este tipo de exercício durante 20 minutos por dia poderia melhorar a memória a longo prazo. O exercício anaeróbico durante 20 minutos por dia melhora a memória a longo prazo. Chegaram a estas conclusões, publicadas na revista Acta Psychologica, depois de analisar a capacidade de memória de um grupo de 46 pessoas (29 mulheres e 17 homens). Foram divididos entre "ativos" e "passivos" e submetidos a diferentes testes de memória. Os primeiros realizaram exercício durante as mesmas, enquanto que os segundos se mantiveram quietos. O primeiro grupo foi chamado de 60% das imagens, e o segundo, 50%. Os melhores exercícios anaeróbicos Estes são alguns exercícios anaeróbicos básicos: 1. Levantar pesos. Não devemos realizar este exercício, se não temos previamente com uma certa base e, claro, temos que começar a praticar com a ajuda de um monitor profissional. Nós Podemos fazer isso de várias maneiras, fortalecendo, assim, todas as áreas dos braços. Como exemplo, apresentamos este vídeo do youtuber Patry Jordan. 2. Crossfit. É um treino que combina vários exercícios anaeróbicos e que, realizado rotineiramente, nos ajuda a ganhar uma elevada capacidade de resistência e uma grande força. No próximo vídeo do canal do Youtube Revista Perfil, podemos ver alguns exemplos. 3. Exercícios para Abdominais. São um clássico e praticamente básicos para qualquer rotina de treinamento. Como bem indica o seu nome, com este exercício, trabalhamos diretamente a região abdominal, e podemos realizá-las de diferentes maneiras, para insistir em alguns músculos ou outros. No vídeo abaixo, também da youtuber Patry Jordan, podemos vê-lo mais claro. 4. Lagartos ou flexões. Trata-Se de outros exercícios anaeróbicos clássicos destinados a fortalecer os braços, as costas, os ombros e os peitorais. A modalidade mais simples, consiste basicamente em elevar a parte superior do nosso corpo com a força dos braços. No entanto, existem inúmeras variantes, como vemos no seguinte vídeo de Men's Health em Espanhol. 5. Pular corda. Com apenas uma corda, podemos realizar exercícios que nos ajudam a aumentar a musculatura, melhorar a agilidade e melhorar o nosso sistema cardiovascular. Nós Podemos fazer isso de várias maneiras, como explica o vídeo abaixo. O que vos parecem estes exercícios anaeróbicos e seus inúmeros efeitos benéficos para o nosso corpo?