Gorduras Saturadas e Gorduras Trans: o Que são, Diferenças, eles são realmente más?

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre as gorduras, em especial as "más", uma fama que sem querer você ganhou. Mas, eles são realmente tão ruins, e pouco saudáveis para o nosso corpo? Falamos sobre as gorduras Trans e gorduras Saturadas, que são o cavalo de batalha de todo aquele que pensa que para reduzir a sua gordura corporal é preciso reduzir a sua ingestão ou suprimi-las... algo um tanto improcedente... Desde o final do século passado, tem havido toda uma campanha contra o consumo de gorduras, e a favor do de carboidratos, especialmente, "tema cereais de pequeno-almoço", algo que, mais do que pela saúde, cobria interesses empresariais... Apesar disso, a evidência demonstra o papel importante que a gordura desempenha em qualquer dieta saudável, proporcionando uma fonte de energia, assim como os ácidos gordos essenciais. No entanto, existem diferentes tipos de gorduras presentes em nossos alimentos, muitas vezes, considerados como "boas" gorduras e gorduras "ruins", relacionando estas últimas com o aumento do LDL-colesterol e o risco de problemas coronários. Mas, o que há de verdade em tudo isso?... O termo "saturado" guarda relação a nível molecular sobre a quantidade de ligações duplas que uma molécula de gordura tem. Assim, as gorduras saturadas são um tipo deste macronutriente, cujas moléculas apresenta a característica, ao contrário de outros tipos, de não possuir uma ligação dupla (monoinsaturadas tem uma ligação dupla, e as poli-insaturadas duas ou mais ligações duplas). Fonte: http://courses.washington.edu/conj/membrane/fattyacids.htm Realmente as gorduras apresentam uma combinação de diferentes ácidos graxos, ou seja, nenhuma gordura é pura gordura saturada ou insaturada. Uma gordura saturada permanece em estado sólido à temperatura ambiente (manteiga), enquanto que as insaturadas, como o azeite de oliva) serão mantidos em estado líquido. Ao igual que o resto de gordura, fornecem 9kcals por cada grama, portanto, são nutrientes muito energéticos Algumas fontes de alimentos mais comuns que, na sua composição existe este tipo de gordura: A priori, esses alimentos não devem ser suprimidos ou classificados como proibidos A gordura saturada não prejudica a saúde A crença popular, foi rotulado como "erradas" as gorduras saturadas, sem uma justificação com um peso consistente, mais longe, tomando dados de uma população com hábitos não saudáveis (má alimentação, sedentarismo, tabagismo, ...), e que, além disso, comia esse tipo de gordura, viu-se os riscos e danos que causaram. Por isso, analisando a pessoas atletas, (ou que simplesmente mantinham hábitos considerados saudáveis, e que eu acho que todo mundo sabe quais são... e se não é assim, há um grande número de profissionais dispostos a contribuir) e o consumo de gorduras desse tipo, não são dadas as mesmas circunstâncias. Então... onde está a diferença e por que em alguns casos sim são prejudiciais, e em outros não? Pratique hábitos saudáveis Escolha fontes de origem natural É importante mencionar que não só é o tipo de gordura, mas a fonte. E, neste caso, não será o mesmo nos alimentar de animais que tenham sido alimentados com pastagens, que outros enjaulados ou submetidos a tratamentos de "corte rápido" usando drogas. Aqui a questão saudável muda de um terço, e nem sequer se discute o lucro ou prejuízo da gordura em si. Investir em alimentos de qualidade, é o fazer em saúde... Também conhecidas como gorduras hidrogenadas, devido ao processo industrial a que foram submetidas. Neste, os óleos, normalmente vegetais, se lhes acrescenta a molécula de hidrogênio. Com isso consegue-se que o aspecto da gordura seja mais sólido e a qualidade que procuram os fabricantes é obter produtos que durem mais tempo, a costa de submetê-los a estas condições. Este tipo de gorduras são as que demonstraram aumentar os níveis do colesterol "ruim" (LDL) e diminuir o "bom" (HDL), causar risco de infarto, coágulos de sangue, diabetes e até Mesmo, alguns estudos revelam que as gorduras Trans podem agravar o risco do mal de Alzheimer, câncer e infertilidade. O pior que pode comer, gorduras Trans, melhor descártarlas do menu... Molécula De Gordura Trans As gorduras trans possuem uma estrutura molecular, onde os átomos de hidrogênio ocupam posições opostas às ligações duplas. Ao contrário das gorduras saturadas, que não possuem ligações duplas, as gorduras insaturadas, ao menos sim possuem um. Esse duplo link pode estar configurado como "cis" (mesmo lado) ou "trans" (lado oposto), que relaciona a posição dos átomos de hidrogênio em torno da ligação dupla. Quando estes átomos se posicionam como "trans", é quando surgem os problemas... Fonte: http://chemistrybasics.edublogs.org/2007/02/16/trans-fats/ As fontes mais comuns deste tipo de gordura seriam, em sua maioria, as que aparecem na lista: Toda aquela comida que, realmente, se tal em qualquer momento, mas que essa ânsia é inversamente proporcional ao seu valor nutritivo ,( Isso é algo que se deve ter em conta, que apesar de ler a ficha técnica do produto, e não aparecer a referência às gorduras Trans, pode ser que seja verdade que, se estão presentes. Mas isso é ilusão? Os fabricantes se baseiam em "aproximações". Assim, se um alimento contém 0,4999 gramas de gordura Trans em cada serviço, no rótulo se lerá: Total de gorduras Trans: 0 g ?? Então, se agora tomamos vários serviços desse alimento, que se tem gordura Trans, estaremos ingerindo estas gorduras "ruins". Como solução? leia a lista de ingredientes, e se aparecer alguma menção de tal forma que "hidrogenado" ou "parcialmente hidrogenado", já sabeis que deveis deixar o produto na prateleira. Sempre leia a Informação Nutricional, melhor prevenir que curar... Hipercolesterolemia É bom que se preocupe com os seus níveis de colesterol, mas não obstante, não é um fator determinante de risco cardiovascular. Níveis elevados de colesterol não é considerado uma condição médica em si, e existem diversas opiniões a respeito de quando o colesterol é alto. De tal modo, a hipercolesterolemia é um dos fatores de risco, mas, por si só, não nos diz muita informação no total. Obviamente, se estes níveis se mantêm elevados no tempo, algo terá que fazer, e, possivelmente, ter que olhar em outro lugar, como nossos hábitos...Por que temos o colesterol alto A conotação negativa de que as gorduras Saturadas, é devido à investigação do passado que revelou, a correlação deste tipo de gordura e o aumento do colesterol, e aumento do risco de infarto... Mas, no entanto, tal como se demonstra, o aumento do colesterol, tem duas frentes: Fator de nascimento (também chamado de colesterol familiar) e Estilo de vida (dieta e exercício, também chamado de colesterol não-familiar). Poderia aumentar o colesterol da dieta, se o seu incorpora colesterol à sua alimentação, o corpo tenderá a "fabricar" menos... Outros fatores seriam a toma de certos medicamentos, ou de alguma doença, como o hipotireoidismo. A culpa não era de gorduras... Atualmente, valoriza-se que certos ácidos graxos saturados podem não ter "culpa" ao final do todo. Para as pessoas que não praticam esporte, que simplesmente fazem "sedentarismo", as recomendações gerais sobre as gorduras tenham deveriam ser monitoradas, mas para o público em geral, desportista, ingerir este tipo de gordura pode representar um aumento, até mesmo de suas faculdades. Parece que o que nos contaram décadas atrás, não era de todo verdade. Também daí se deriva as recomendações: "High Carb e Low Fat" e o bem que você tem ido para a sociedade... A pior gordura é, sem dúvida, a Gordura Trans, já que é um subproduto de um processo chamado hidrogenação utilizado na indústria para converter óleos saudáveis em sólidos, permitindo que as suas propriedades de conservação aumentam drasticamente. Perigos da Gordura Trans Tal como refletem pesquisas, a ingestão de alimentos ricos em gorduras trans aumenta a acumulação do colesterol LDL (ou de baixa densidade, o "mal") na corrente sanguínea e reduz a quantidade de HDL (ou de alta densidade, o "bom"). Esse tipo de gordura ajuda a produzir inflamação, relacionado com o agravamento dos marcadores de saúde, e ocasionando um alto risco de sofrer de doenças do coração, acidente vascular cerebral, diabetes e outras doenças crônicas, ou certos tipos de câncer.. Também agravam a nossa resposta à insulina (resistência à insulina), o que pode resultar em doenças graves como a diabetes tipo 2. Um claro exemplo do poder da indústria": faz mudar a manteiga (gordura saturada) a margarina, gordura trans ou parcialmente hidrogrenadas) o fará pensar que é mais saudável... A resposta é NÃO. Existem Gorduras Trans Naturais ou Artificiais. As segundas eliminá-lo do mapa... As naturais são encontradas nos animais e produtos lácteos, em especial, nos animais ruminantes, como o pertencente ao gado bovino, ovino e caprino, e formam-se quando as bactérias no estômago do animal digerem a grama. Deste modo, podemos nos encontrar com o Ácido Linoléico Conjugado ou CLA é um ácido transuruménico que se encontra abundantemente a carne alimentada com grama e produtos lácteos, e em menor grau em que os produtos alimentados com grãos. Um dos mayoresbeneficios do CLA está relacionado com a redução da aterosclerose (obstrução das artérias), de modo que favoreceria a saúde cardiovascular. Embora os seres humanos temos estado a consumir gorduras trans naturais durante um tempo muito longo, o mesmo NÃO é verdade para as gorduras trans artificiais ... que são severamente perigosas e prejudiciais para a saúde A partir do artigo, espero que tenha desmitificado associar as gorduras saturadas e de maus hábitos, como nos quiseram provar, e substituir o seu consumo por uma dieta alta em hidratos de carbono. Não obstante, isto significa que saiamos correndo para comprar bacon... mas que saibamos valorizar e não nos deixemos influenciar por informações que atendem a uma série de interesses. As gorduras saturadas são uma peça do quebra-cabeça nutricional, juntamente com os outros tipos, como as gorduras insaturadas (mono e poli-insaturadas, e estas últimas com os omega-3). Como em toda questão nutricional, temos que adaptar individualmente, e tal como a saúde começa por hábitos nutricionais, voltamos a insistir em consultar com profissionais se desconhece que é o mais aconselhado ou necessário para cada pessoa. Confiar na evidência científica, certamente será muito mais importante e decisiva para a saúde, que fazê-lo casos os famosos que anunciam produtos "bons e saudáveis"