Jantares Saudáveis – Saudáveis, Deliciosas e Fáceis de Fazer

Você chega em casa após um longo dia: se sustentaste cedo, você fez a sua "cardio em jejum", quase sem poder tomar o seu pós-treino, você saiu correndo ao "curro". Lá desayunaste suas panquecas de aveia. A meio da manhã, um shake de proteínas com um punhado de frutos secos. Chegou a hora do almoço, e tinha peito de frango com legumes. Sais do curro, vai fundir o ferro! Você termina, você toma o shake, e chegando em casa, você pensa...o que jantar, eu agora? Se, como bom amante da Dieta de Fitness deseja que este conceito se expressa em cada refeição que fizer durante o dia, não o deite a perder quando chega a hora do jantar. O primeiro passo, como já sabeis, começa por conhecer as calorias necessárias por dia para cumprir o nosso objetivo. Em seguida, os que tendes mais experiência você já sabe a importância dos macronutrientes e a sua repartição em função das necessidades. Assim, podemos encontrar uma dieta baixa em hidratos de carbono e alta em gordura (High Fat Low Carb High Fat Diet – LCHF), caso contrário, dieta cetogénica, dieta paleo... um sem fim de dietas no final... Mas escolha o que escolher, e encontre as melhores fontes, porque de lá também vai depender da qualidade da alimentação. O serviço de salteado de legumes e carne para o jantar? Um dos mitos mais enraizados da Nutrição, Fitness: o deve-se evitar jantar hidratos de carbono? Embora a resposta parece bastante óbvia, se você tem algumas noções e conhecimentos, para a maioria das pessoas, mesmo que este assunto se encontra em vigor. A explicação parece simples, se tomarmos o critério energético, onde, evidentemente, o nosso corpo gere a energia que lhe é fornecida em forma de alimentos. Neste ponto, alguém pode pensar: "...agora, mas se quito os carboidratos à noite (ou a partir das 18h) perda de peso..." logicamente, se "curtas" os carboidratos, o que você está fazendo é diminuir calorias consumidas, e isso pode resultar em um déficit de energia. Aí está a chave. As receitas a que se propõe, deve conter hidratos de carbono, provenientes de várias fontes, mas principalmente de legumes... Um jantar saudável deve fazer parte do Plano Nutricional, e não distará muito de qualquer outra refeição, como no caso do almoço. Um jantar saudável não significa comer pouco, mas ajustar os nutrientes e calorias que nos são necessários em função de nossos objetivos. Se somos pessoas que queremos perder peso (perder gordura mais bem), o total calórico diário será muito diferente do de uma pessoa alegre, refletindo, portanto, os valores médios de calorias de cada refeição. O que se pode ser claro, que em ambos os casos, deve-se apostar por alimentos frescos, evitar processados, e carregados nutricionalmente. Uma mesma cena, de acordo com o contexto, para algumas pessoas, será totalmente viável, enquanto que para outras deverão ajustar... A variedade é o gosto, e em questões de "dieta", este feito cobra um valor muito importante, portanto, que se poderia dizer que ele depende se a pessoa adere ao plano nutricional. Há quem, por razões diversas, lhe é indiferente jantar todos os dias o mesmo. Mas, no entanto, um número elevado de população, acima de tudo, se mantêm um regime um tanto restrito, em que lhes será muito mais suportável se conseguirmos introduzir os alimentos de forma que não resulte nenhum suplício manter o que foi decidido, e que no fim de contas, será para o seu bem. Um jantar saudável e rica, não tem que estar incompatível com ser um jantar soda... Esta forma de alimentação ou dieta também terá lugar em receitas que iremos posteando, e, claro, para os que fazem o regime mais rigoroso, os veganos. Como sabemos, evitar a ingestão de produtos animais, ainda que a dieta vegetariana é mais flexível (dependendo do tipo) e sim permite obter algumas fontes provenientes de origem animal, como ovos ou leite. Neste aspecto, para conseguir as Proteínas Completas, será necessário combinar várias fontes de proteína vegetal, como feijão, arroz ou cereais... Então, um vegano deve fazer um jantar sem carboidratos...? O glúten é um tipo de proteína presente em certos alimentos, em particular, vários tipos de cereais. As pessoas que são intolerantes ao glúten sofrem da doença celíaca, e, portanto, devem evitar a ingestão de qualquer traço de glúten. No entanto, se você não sofre desta patologia, não é necessário que siga as mesmas diretrizes. Algumas das receitas serão indicadas quando se provar com a notificação de "Gluten Free". Mas por fora é uma deliciosa pizza, se você olhar, não contém os ingredientes típicos processados... Esta é a "magia" das Receitas Saudáveis!