Manter o cérebro saudável por toda a vida com estas dicas

Manter elcerebro saudável e ativo é fundamental para manter um bom estado de saúde, pois nos ajuda a prevenir doenças como o mal de Alzheimer, que implicam uma preocupante deterioração cognitiva. Ao contrário do que às vezes se pensa, podemos levar a cabo determinadas técnicas para reforçar as capacidades do órgão mais importante do nosso corpo. Algumas delas especificados neste artigo. Dicas para manter o cérebro saudável e ativo Para manter o cérebro saudável e ativo, recomendamos seguir estas dicas: 1. Dieta saudável. Uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes influi positivamente em nossos processos cognitivos, melhorando a função cerebral e fornecendo energia. Por exemplo, o salmão, nozes, tomate, morangos, as amoras e as verduras também ajudam a fortalecer a memória e a concentração. Além disso, recomenda-se não consumir muita cafeína ou açúcar. Como a musculatura do corpo, o cérebro precisa se exercitar para manter-se saudável. 2. Evitar o tabaco e o álcool. O álcool reduz a massa cerebral e afeta suas reações químicas, por isso é melhor não abusar do seu consumo. Por outro lado, o tabaco pode gerar um grave dano celular no cérebro, favorecendo a perda de memória, falta de concentração e a ocorrência de determinados transtornos. 3. Exercício físico. O exercício moderado é essencial para manter o cérebro saudável, ativo e em bom estado. Com a atividade física ajuda a limpar a mente, reduzindo o estresse e a ansiedade. Basta caminhar trinta minutos por dia, subir e descer escadas, um pouco de bicicleta, etc. Disciplinas como yoga ou o tai-chi também são muito aconselháveis. 4. Dormir o suficiente. A falta de sono dificulta gerarmos novas memórias e asimilemos tudo o que foi aprendido durante o dia. Os especialistas recomendam um mínimo de oito horas de sono diárias, pois do contrário as nossas funções cerebrais podem ser alteradas. Além disso, é importante dormir e acordar na mesma hora todos os dias para manter o cérebro saudável. 5. Exercitar a mente. Como a musculatura do resto do corpo, o cérebro precisa se exercitar para manter a forma. Por isso, é importante impor-se desafios como aprender idiomas, estudar, aprender a tocar algum instrumento, ler ou escrever. Desta forma melhoramos nossas habilidades cognitivas e impedimos a perda de memória. Também existem atividades desenvolvidas especialmente para este fim, como testes, jogos, trabalhos manuais, etc. 6. Tempo de lazer. O relaxamento, a diversão e o senso de humor ajuda a liberar o stress, o que, por sua vez, se beneficia da correcta actividade cerebral. Por isso, é importante reservar um tempo no dia para tomar um banho, sair com os amigos, ver televisão, etc., a longo prazo, devemos observar uma melhoria na nossa memória e capacidade de concentração. O que vos parecem estas dicas para manter o cérebro saudável? Para saber mais sobre este tema, não deixe de visitar este outro post do nosso blog: Quais são as partes e funções do cérebro?