O que é a idade metabólica?

É claro que, em alguma ocasião terás ouvido, referindo-se a um homem de idade avançada, "...parece que tem 20 anos...", esta afirmação pode ser utilizado de modo descritivo para saber o significado da Idade Metabólica. Este termo pode definir a seguinte pergunta: como poderíamos ser mais jovens ou mais velhas do que a nossa própria idade cronológica? de que modo poderíamos reduzir esta Idade Metabólica? Uma primeira definição, em termos absolutos, seria: Se o particularizamos para uma pessoa pertencente a uma faixa de idade determinada, poderíamos defini-lo como: Desta forma, se a pessoa possui o mesmo metabolismo do que uma mais jovem, possuirá uma melhoria Idade Metabólica, ou o que significa, estará mais em forma... A Taxa Metabólica de Repouso (TBR) é uma medida do uso de energia de nosso corpo, interpretada como a quantidade mínima de calorias que você precisa em um estado de repouso a cada dia. A fórmula tende a ser uma abordagem com a qual se têm em conta: Esta equação de previsão de gasto de energia é uma das mais utilizadas, e pode-se diferenciar para cada sexo: Esta forma de calcular a TBR tem suas limitações, o metabolismo, de forma geral, tende a diminuir com a idade, devido a uma série de fatores, que geralmente guardam relação com a composição corporal (percentual de gordura VS massa muscular). O tecido muscular requer maior quantidade de calorias para a manutenção do que a gordura, então, se tem um baixo percentual oleosos, os requerimentos não serão os mesmos para o mesmo peso. Outros argumentos é devido à falta de atividade em pessoas de mais idade, por que suas necessidades calóricas também serão reduzidos. Em tal caso, existem soluções mais aproximadas, como veremos a seguir. A Idade Metabólica é diferente da Idade Cronológica ou biológica, devido a que se trata da idade real de nosso corpo, a nível fisiológico, a qual é resultado do cálculo e comparação da taxa metabólica basal individual, em frente à taxa metabólica basal média por idade. A idade metabólica é o que você pode fazer diferente para duas pessoas nascidas no mesmo ano, se manteve hábitos de vida saudáveis e a outra não. É um parâmetro bastante eficiente para manter um controle sobre a saúde de nosso organismo e devemos fazer com que esta seja igual ou menor que a nossa idade real, se queremos gozar de uma boa saúde. Levar um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação saudável e equilibrada, e a prática de exercício físico pode fazer com que uma pessoa com 50 anos aparente muitos menos Já vimos que os cálculos teóricos apresentam limitações, e apesar de ser uma maneira de começar um reajuste calórico, se realmente buscamos obter o melhor resultado, teremos de recorrer a centros especializados onde obter a nossa Idade Metabólica. A idade metabólica pode ser calculado através de várias formas, uma delas é a realização de exames de nossa composição corporal e exames médicos. Isto é muito aconselhável fazê-lo, ao iniciar uma rotina de exercício físico e dieta de emagrecimento, assim, ao longo dos meses, podemos ver como os diferentes parâmetros vão se modificando à nosso favor. Uma forma interessante de calcular a nossa composição corporal através da bioimpedância ou também chamada de Impedância Bioeléctrica, é uma técnica que serve para calcular o percentual de gordura corporal sobre a base das propriedades elétricas dos tecidos biológicos. Além do acima, existem outros marcadores biológicos que servem também para calcular a idade metabólica, como a resistência à insulina, pressão arterial, os níveis de hormônios e até mesmo as funções cognitivas. Se a sua idade metabólica é maior do que sua idade real, você deve fazer alterações no seu estilo de vida, levar uma alimentação saudável e fazer exercício físico diariamente, já pode significar que os nossos hábitos de vida não são corretos e que estamos em risco de ter problemas de saúde. O mais importante que se extrai do conhecimento de nossa Idade Metabólica é saber a partir de qual é o resultado, que é o passo seguinte: como aumentar o metabolismo? Existem dois importantes fatores que vão contribuir para elevar a nossa AGRICULTURA e, por isso, melhorar a Idade Metabólica: Desta forma, pode-se ajudar a tomar decisões futuras e treinar sobre: Este ponto atende diretamente à explicação anterior, e é que, mudando nossa conduta em termos de alimentação e atividade física, podemos induzir em nosso próprio metabolismo e levar para um muito mais eficiente, onde se reduza a acumulação de gorduras, e se favoreça o ganho ou manutenção de massa muscular. Se você não tem experiência suficiente esportiva, e em vez de ir dando varas de cego através de rotinas generalistas, o mais aconselhável é colocar-se nas mãos de um treinador pessoal, ou seja, uma pessoa que sabe simplificar, racionalizar e obter o máximo de partido e os melhores estímulos, de nossa capacidade, sem produzir nenhum atrito em saúde. Sempre será uma opção muito mais eficiente do que não atender a outros métodos que não funcionam em outros. Cada pessoa necessita de um ajuste individual. O treinamento, particularmente, através de cargas ou pesos livres, estimula o ambiente hormonal. Produz uma cascata de segregação de diferentes hormônios, como a testosterona, hormônio do crescimento, fatores de crescimento... À medida que a idade avança, o ambiente fisiológico tende a se reduzir. Intimamente ligado com o anterior, se geramos o estímulo adequado através de treino, o "combustível" que usamos deve ir a consonância, para criar um sistema simbiótico. Partimos mais uma vez de que, se nossos conceitos relativos à manutenção de uma dieta ou alimentação não são suficientemente ótimos, buscaremos um profissional. A comida, mediante o aporte de macro e micronutrientes, é a maneira com a qual carregar os depósitos energéticos e poder realizar treinos mais exigentes, além de contribuir para a regenerar, reparar e construir os tecidos que formam todos os sistemas, para restabelecer a ordem interna. Um metabolismo eficiente será aquele, que, proporcionando a adequada alimentação, seja capaz de recuperar dos esforços, além de estar disponível de forma mais optimizada para os seguintes. É claro que a carga de trabalho tem que ser associado com os requisitos. É um fator extremamente importante, e vem a relação com os anteriores. Um descanso eficiente fornecerá um melhor ambiente metabólico, em todos os sentidos. Reduzir os níveis de estresse, aumentar o sono profundo, são ações que deveremos aprofundar e prestar muita atenção para o bem de manter a saúde. Dormir um mínimo de horas, além de propiciar descanso, envolve a regulação hormonal. Se você se viu obrigado a mudar a conduta e padrão de sono por várias circunstâncias (bebê, trabalho...) é possível que o ritmo circadiano tenha sido alterado. Esse é o relógio biológico interno que regula o nosso padrão de funções fisiológicas, e, claro, controla o metabolismo.