O que são as calorias vazias? Em quais alimentos estão?

A expressão "calorias vazias" é muito utilizada dentro da nutrição. Mas, o que quer dizer? Este conceito faz referência às calorias que contêm os alimentos que têm uma quantidade significativa de energia, mas que dão muito poucos nutrientes, ou nenhum. Os refrigerantes , os doces, farinhas, açúcares refinados e o álcool são um claro exemplo de alimentos com calorias vazias. Neste post vamos aprofundar mais sobre este assunto, veremos quais alimentos são os mais tentadores e os mais perigosos por sua grande contribuição de calorias vazias, e, além disso, veremos algumas diretrizes simples para reconhecer quando um alimento tem a proporção adequada de um nutriente. Os carboidratos simples ou açúcares simples são aqueles que se encontram de forma natural em alguns alimentos, como o leite (que contém lactose) ou as frutas, que contêm frutose). Não obstante, estes alimentos naturais não se encaixam em alimentos com calorias vazias, pois também são ricos em água, minerais, vitaminas, fibras e proteínas. Por isso, a ingestão de açúcares simples, justifica-se, além do fornecido, em relação a esses outros nutrientes. O problema está em consumir outro tipo de açúcares, porque os adicionamos aos alimentos de forma voluntária (compotas, açúcar de mesa, cacau solúvel...) ou porque contêm os alimentos processados, como biscoitos, doces, chocolates, geléias ou doces. Portanto, quando um alimento traz um grande conteúdo de açúcares e não está acompanhado de nutrientes interessantes, estamos falando de um alimento com calorias vazias. Um dado alarmante é que o consumo atual ronda os 40%, o dobro do recomendado. Há que evitar o consumo excessivo desses alimentos, pois além de favorecer o excesso de peso, aumentam os fatores de risco cardiovascular Refrigerantes Uma lata de refrigerante pode euivaler a cerca de seis torrões de açúcar. De acordo com estudos da Universidade de Yale, a probabilidade de que uma criança sofra de obesidade aumenta em 60% por cada lata de refrigerante que você toma por dia. O consumo de refrigerante vincula-se, além disso, com doenças como a diabetes e o risco de doenças do coração. Os sucos embalados O suco de fruta é o mais saudável do mundo! Tem certeza? O suco é uma boa forma de pegar a fruta. Esses sucos são vendidos como 100% naturais permitidos por lei até 15 gramas de açúcar adicionada por litro, e têm menos fibras ainda. Muito açúcar e pouca fibra. É muito mais razoável tomar a fruta inteira, já que terão todas as vitaminas intactas, todas as fibras e sobre tudo, muito menos açúcar. Por conseguinte, Se não se vê capaz de eliminar o suco, toma natural e fresco, com toda a sua polpa e se pode ser diluído a 50% com água. O açúcar de mesa Também o mel, o cacau solúvel e a geléia. Muito mais saudável trocar o açúcar por estévia, totalmente natural e que, além de adoçar tem benefícios para a saúde. O cacau em pó e a gelatina também fornecem grande quantidade de calorias vazias, por isso o seu consumo também deve ser restringido. As bolachas, salgadinhos e guloseimas, assim como os doces, bolos, sorvetes, gelados e cereais açucarados Muitos desses produtos, além de açúcares simples, que contêm um alto teor de gorduras saturadas e/ou trans e, além disso, uma elevada quantidade de sódio. É melhor desconfiar de mensagens publicitárias que nos dão estes alimentos ("rico em fibras","enriquecido com vitaminas" "ricos em ferro", etc) e procurar o melhor na informação nutricional. Cerca de cereais, aparentemente, enriquecidos com fibra ou em vitaminas podem parecer saudáveis, mas podem ter um teor em açúcares e gorduras, tão alto que sua ingestão calórica seja parecido com o de um tablet de chocolate. O simples fato de que um alimento com um alto conteúdo de vitaminas não significa que seja saudável, em absoluto, se, além disso, contém uma quantidade excessiva de açúcar. O álcool Ainda que a cerveja contém vitaminas do grupo B e ácido fólico, e o vinho tinto possui fenóis antioxidantes não há que abusar destas bebidas. Cabe destacar que o excesso de álcool diminui o aproveitamento de nutrientes que nos fornecem os alimentos (proteínas, ferro, vitaminas do grupo B, cálcio,...), ao ponto de causar carências e desnutrição. É tóxico para as células e pode danificar o revestimento do intestino e do estômago. Para metabolizar o álcool precisa de uma dose extra de vitaminas. Em primeiro lugar, você vai ficar sem reservas a B. Para começar, é necessário que o rótulo contenha porcentagem do nutriente de acordo com as recomendações diárias de consumo. (CR)