Spirulina e os benefícios das dietas fitness

A espirulina é uma alga de cor azul-esverdeada e forma uma única espécie. Sua tonalidade é devida à presença de clorofila, que dá a cor verde e a presença de ficocianina, pigmento que dá um tom azulado. A spirulina está entre os suplementos mais valor protéico e calcula-se que uma mesma superfície de spirulina tem 20 vezes mais proteína do que a soja e 400 vezes mais do que a carne bovina. A espirulina é um "armazém de clorofila" muito importante na regeneração das células do fígado e dilatando os vasos sanguíneos, resultando em um aumento na circulação de todos os órgãos. Esta microalga é um poderoso regenerador da flora intestinal e é um poderoso ativador de mecanismos celulares de desintoxicação. É difícil de imaginar que uma fonte tão concentrada de nutrientes, como a spirulina, não apresenta um alto teor de gorduras e calorias. Contém apenas 7% de gorduras e estas estão na forma de ácidos graxos essenciais. Sua composição baseia-se em uma grande variedade de elementos nutritivos como várias vitaminas, minerais, antioxidantes e além disso, contém todos os aminoácidos essenciais. É composta por 65% de proteína vegetal completa altamente digerível e fornece os oito aminoácidos essenciais em quantidades adequadas e cinco vezes mais fácil de digerir do que a proteína de carne ou de soja. Além de seu grande aporte protéico, a spirulina contém ácidos graxos essenciais e entre 15 e 25% de açúcares, o que fornece grande quantidade de energia rápida, sem causar hipoglicemia. Rica em ferro, potássio, cálcio e com baixa quantidade de sódio, a espirulina é uma alga fundamental e altamente recomendável para incluir nas dietas dos atletas. Os benefícios da spirulina são amplos e se devem, principalmente, a sua variada composição. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, já que possui ácido gama-linolênico, e, além disso, protege dos efeitos nocivos da radiação através da ficocianina. Outra das vantagens de consumir esta alga é que melhora o sistema imunológico, já que contém antioxidantes, polissacarídeos e aminoácidos como alanina e ácido pantoténico. Melhora a flora intestinal, previne o envelhecimento e equilibra a glicose graças aos carboidratos complexos e as vitaminas B1, B12 e B3. Além disso, a espirulina ajuda a prevenir a anemia, as doenças como a artrite e o reumatismo e osteoporose, por seus altos níveis de ferro, fósforo e antioxidantes. A cor verde característica denota uma alta presença de clorofila, que você vai ajudar a regular a acidez, e estabelecer um ambiente mais alcalino, diminuindo o risco de inflamação, limpa o trato digestivo, e nutre o corpo a nível celular A spirulina pode ser utilizada como complemento alimentar em dietas de emagrecimento e como suplemento alimentar para atletas. Isto se deve a que contém produtos mucilaginosos e grande quantidade de proteínas, produzindo sensação de saciedade e falta de apetite. Também promove o desenvolvimento muscular e combate o esgotamento já que, pela sua grande quantidade de vitaminas, minerais, ácidos graxos e substâncias fotoquímicas, a espirulina melhora o desempenho, aumenta a vitalidade e a energia. O ferro e o magnésio, abundantes nesta alga, permitem melhorar a recuperação, reduzir a dor e prevenir lesões articulares e musculares. Além disso, o sistema cardiovascular está protegido graças aos ácidos gordos essenciais e as variadas vitaminas. A quantidade de espirulina recomendada depende em grande medida da atividade que faça a pessoa. Para a maioria, 4g por dia, distribuídos entre as refeições, permite desfrutar de suas vantagens e benefícios. É possível consumir esta alga dissolvida em suco de frutas, água ou produtos lácteos. Também pode ser aplicado ao espolvorearla sobre refeições e saladas, ou consumi-la na forma de comprimidos ou pastilhas. Mas, como indicado nos parágrafos anteriores, o seu consumo é muito benéfico para os atletas veganos, também podem aproveitar os benefícios de qualquer outro atleta que se consuma várias fontes proteicas, sendo uma forma peculiar de tomar a espirulina através de um smoothie feito com proteína de WHEY. Consumir espirulina requer beber maior quantidade de água, acompanhar a ingestão de atividade física para aumentar seus lucros e consultar profissionais em caso de dúvidas. Nos últimos anos, a spirulina tem tido um papel muito importante contra a desnutrição a nível mundial. A O. N. U., mediante o Instituto Intergovernamental para o Uso das Microalgas como a Espirulina, recomenda-se o emprego desta alga contra situações de emergência humanitária, de malnutriciones de natureza crônica e para o desenvolvimento sustentável. A espirulina é muito eficaz para tratar casos de desmineralização, anemia de alimentos e esgotamento. Ajuda a recuperar a forma física, a energia e a vitalidade e a desintoxicar o organismo.