Tomar o Sol, Obter Vitamina D e Ter Boa Saúde

Cada vez há mais consciência sobre a importância de cuidar da nossa pele. E isso é importante durante todo o ano, mas devemos ainda ser mais rigorosos no verão, já que é quando nós descobrimos mais o corpo e o apresentamos durante mais horas de sol mais forte. Tomar o sol, por si só, não tem que ser ruim para sua saúde, não a racionalização da exposição é mesmo. A medida de quanto é o suficiente para você vai depender do seu tipo de pele, da hora do dia, do tempo de exposição, da época do ano... Todos nós devemos tomar uma dose adequada de vitamina D, através dos raios do sol e sem proteção solar. Mas, será que somos os responsáveis por não permitir que aconteça a irritação da pele ficar vermelhos após a exposição do sol e quemarnos é tão ruim ou pior que não saber a dose de vitamina D através do sol? É por isso que há que salientar que você tem que perseguir essa exposição controlada sem proteção para obter essa vitamina D, mas sem descuidar da quantidade de sol que cada pele pode suportar. Sem um bom controle podem ocorrer lesões (queimaduras), que podem conduzir a outro tipo de problemas de pele, como carcinomas ou até mesmo casos mais complicados de câncer. A pele tem memória Aquilo que dizem que a pele tem memória é bem verdade. O acumulo de erro a sua pele hoje e durante seus anos de vida, pode não refletir imediatamente o dano causado, mas o que há com o passar do tempo. É por isso de vital importância, que além de cuidar como adultos, não percamos olho dos pequenos da casa A vitamina D intervém no processo de absorção de cálcio, básico para garantir uma boa saúde dos ossos. Esta vitamina é obtida através da exposição solar controlada, através de certos alimentos como o ovo (se concentra na gema), peixe de água salgada e fígados. No caso em que o nível de vitamina D é absorvida por estes dois métodos não seja o ideal, pode-se recorrer a suplementação para atingir o nível ideal. Mas, neste caso, deve ser sempre depois de colocar os esforços necessários para obter a vitamina de forma natural. Normalmente, as pessoas idosas que ficam mais em casa são as que podem desenvolver alguma deficiência desta vitamina. Também é típico de pessoas que vivem em países com menos horas de sol, como pode acontecer no norte da Europa, ou mesmo qualquer pessoa durante o inverno, se o seu trabalho é dentro de um escritório. Todas essas pessoas podem ser um grupo de risco de deficiência de vitamina D, que entre outras doenças, pode desencadear doenças como osteoporose e raquitismo O ideal é, então, é fazer curtas exposições ao sol de forma controlada para alcançar a dose de vitamina D, sem prejudicar a nossa pele. Como no verão, com férias, não costuma ser assim, devemos ter em conta algumas orientações para garantir um bom cuidado de nossa pele.