Trigo: o Que é, Benefícios para a Saúde, Apto para Celíacos

As pessoas com intolerância ao glúten podem encontrar dificuldades na hora de elaborar sua dieta, já que existem certos alimentos que deve evitar. Felizmente podem obter benefícios de outros alimentos com características semelhantes sem este alérgeno. Hoje apresentamos uma alternativa ao trigo, uma das principais fontes de glúten, trata-se do Trigo Sarraceno ou Buckwheat. O Trigo Sarraceno ou trigo Mourisco (Fagopyrum Esculentum) trata-se de um pseudocereal, em concreto, é um tipo de semente, mas é usado como um grão ou cereal. É muito rico em nutrientes, e ainda tem mais fibra que a aveia. Além disso, possui uma série de benefícios para a nossa saúde, como veremos a seguir. Tem um bom sabor, é fácil de preparar em receitas, e podem ser um dos alimentos mais saudáveis. O trigo é nativo das regiões centrais e do norte da Ásia, colhendo-se da mesma forma que os cereais. Esta planta também é usada para extrair seus flavonóides com fins medicinais Valor Nutricional Informação Nutricional Trigo Sarraceno por 100g Fibra O trigo Mourisco ou Trigo Sarraceno se destaca pelo seu alto conteúdo em fibra, o que implica ser um alimento com um elevado poder saciante. Apresenta uma proporção de amido resistente, que pode melhorar a saúde do cólon e alimentar a flora intestinal. Este conteúdo de fibra também ajuda a que este alimento contém um índice glicêmico (IG) baixo, sendo uma excelente opção para tomar hidratos de carbono. Com a farinha de trigo sarraceno pode realizar uma multiplicidade de receitas Vitaminas e Minerais O trigo contém níveis mais altos, além de uma maior biodisponibilidade de zinco, cobre e manganês ou potássio do que outros grãos de cereais. O potássio ajuda a regular o equilíbrio hídrico celular e dos tecidos, enquanto que o zinco apoia a reforçar o sistema imunológico, e o cobre auxilia na produção de glóbulos vermelhos, e o manganês mantém a saudação óssea. Conta também com a presença de vitaminas do grupo B, como tiamina (0,101 mg 9,4%VRN*), riboflavina (0.425 mg 30%VRN), niacina (7mg 43,7%VRN), ácido pantoténico (1,2 mg 20%VRN), e folato (30mcg 15%VRN). *VRN (Valores de Referência de Nutrientes) previstos no Regulamento (UE) 1169/2011 de 25 de outubro de 2011. Proteínas O trigo é um dos alimentos do reino vegetal, com um aporte de proteínas com alto valor biológico. Tem mais proteínas do que o arroz, o trigo, o milho ou milho, além de ser alto o aminoácido essencial lisina, que tendem a ser deficitários a maioria dos cereais. Deste modo, combinar trigo com outras fontes de proteína vegetal, como feijão ou de grãos inteiros potencializará o aminograma diário, uma questão bastante importante para as pessoas veganas. A resposta é sim. O trigo sarraceno podem consumir as pessoas intolerantes ao glúten ou que apresentem sensibilidade a este alérgeno. Apesar do nome, não guardará relação com o trigo. Não é um grão, uma semente. É uma opção de culinária para essas pessoas, que às vezes, vêem reduzidas suas possibilidades gastronômicas. Deste modo, com o trigo sarraceno ou trigo podem fazer receitas de todo o tipo, como pães, bases de pizza, massas... Os noodles de trigo sarraceno é uma receita muito comum entre as pessoas alérgicas a derivados do trigo Regular a glicose no sangue Manter um alto nível de açúcar no sangue pode levar a importantes transtornos e doenças crônicas, como é o caso da diabetes tipo II. Por isso, a regular e a controlar a glicemia sangüínea através de alimentos que não produzam mudanças bruscas nestes níveis, podem nos dar muito melhoria no que diz respeito à manutenção da saúde. O trigo, por ser uma excelente fonte de fibra, produz uma libertação paulatina da insulina. Melhorar a sensibilidade à insulina Por outro lado, em sua composição podemos encontrar um componente conhecido como d-chiro-inositol, uma variante do inositol (considerado dentro do grupo de vitaminas B). É normalmente usado no tratamento do síndrome do ovário policístico, e em relação controlar a glicose, pode melhorar a sensibilidade à insulina. De tal modo, poderia ser um aliado para o controle e manutenção do peso. Saúde cardiovascular O trigo possui uma série de fito nutrientes (compostos químicos naturais) como os linhanos, que reduzem a inflamação e melhorar a pressão arterial, o fluxo sanguíneo, além de fortalecer os vasos e capilares, ou prevenir a formação de coágulos. Propriedades antioxidantes Graças ao teor de flavonóides, como a rutina e quercetina. Também possui antioxidantes como a vitamina E, glutationa ou o ácido fítico, e ácidos fenólicos, que exercem propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, ou para retardar a glicação (retardamento do envelhecimento celular). Graças a estes elementos podem neutralizar as ações prejudiciais dos radicais livres, a nível oxidativo celular. Os antioxidantes, incluindo os flavonóides, como as proantocianidinas oligoméricas, estão nas sementes de trigo sarraceno, além de estar presentes na farinha de trigo. Substituir o pão convencional de pão elaborado com farinha de trigo sarraceno pode conferir um plus de saúde e favorecer para uma dieta mais saudável Controlar o colesterol Possui características para reduzir os níveis no plasma de mieloperoxidase (MPO), um tipo de proteína que pode ser um indicativo como marcador de risco de acidente cardiovascular, já que pode atuar inflamando as artérias. De fato, um estudo realizado comprovou, como comendo biscoitos feitos com trigo sarraceno, o grupo de pessoas à prova, mediante a correspondente monitorização, observaram-se mudanças favoráveis em vários marcadores de saúde, como a redução de MPO, ou menor inflamação das vias. Consumir biscoitos de trigo, além de ser delicioso, você pode ter extraordinários efeitos sobre a saúde do coração O trigo sarraceno é que podemos adquirir em forma de farinha, grãos torrados ou não torrado), "flakes", pasta e noodles. De fato, aqui apresentamos uma receita muito rápida e simples, onde usaremos a farinha. As panquecas são uma forma muito fácil de se beneficiar das propriedades do trigo mourisco ou trigo sarraceno. Esta receita é adequada para pessoas vegetarianas, além de ser uma ótima idéia para começar o dia, ou como um lanche. Um café da manhã perfeito! Ingredientes Elaboração Se buscamos mais receitas e ideias sobre panquecas, podemos recorrer ao nosso artigo com as 20 Receitas de Panquecas de Aveia e Claras, onde poderemos substituir a farinha de aveia, de trigo sarraceno aquelas receitas que não contenham glúten, ou que sejam aptas para pessoas veganas.