Vitaminas para o Cabelo

As vitaminas são essenciais para manter o cabelo saudável, hidratado e brilhante. Como podemos saber que as vitaminas são boas para o cabelo? As vitaminas e minerais que mais influenciam a saúde do cabelo são as vitaminas do grupo B, a biotina, o ferro, o cobre, o zinco e o selénio. Todas elas facilitam que o cabelo se mantenha forte, hidratado e brilhante. Determinadas vitaminas e minerais, como a vitamina B, e em especial a biotina, a vitamina C, o zinco ou ferro, combinados com o aporte de proteínas são essenciais para a saúde do cabelo. Essas vitaminas atuam desde o interior da estrutura capilar e promovem o crescimento do couro cabeludo, dando-lhe mais força, brilho e elasticidade. Para ter o cabelo saudável e brilhante é necessário seguir uma dieta equilibrada e manter um estilo de vida saudável. Há certas vitaminas que favorecem o crescimento e a beleza do cabelo, em especial a vitamina B e um complexo de vitamina B2, B5, B6, B9, bem como a biotina, cálcio, silício e os oligoelementos como o zinco , o cobre, o ferro e selênio. Devido às suas propriedades desses nutrientes são conhecidos popularmente como "vitaminas para o cabelo". Vitaminas e minerais que favorecem a saúde do cabelo: Vitamina B, Biotina, Cálcio, Silício, Zinco, Ferro, Cobre e Selénio A perda de cabelo pode ter sua origem em vários factores, desde algum tipo de doença ou patologia, uso de certos medicamentos ou medicamentos (algum tipo de terapia), uma alimentação carente de nutrientes, balanço hormonal... De tal modo, qualquer uma dessas causas pode levar a interferir o ciclo de crescimento do cabelo, evitando que crescer novos cabelos sobre os folículos pilosos. Mesmo assim, pode ser que reparem em um curto período de tempo, um aumento da perda de cabelo, sendo uma situação um tanto alarmante, especialmente em mulheres, quase forçando-o a tomar medidas. Além da perda de cabelo, outros sintomas também são frequentes, como o afinamento do cabelo. Muitos homens e mulheres que sofrem de perda de cabelo relatam sentimentos de depressão e/ou baixa auto-estima É importante saber como ocorre o crescimento do cabelo para compreender muito melhor a importância do correto aporte de nutrientes e saber se é necessário um aporte extra de vitaminas para a sua saúde. Neste processo podem-se distinguir 3 fases: A perda, emagrecimento ou problemas com o crescimento do cabelo acontece quando o seu ciclo de crescimento é interrompido. Isso pode ser causado por condições tais como desequilíbrios metabólicos, doença ou nutrição inadequada. Se existe essa desproporção, o número de cabelos que vão cair será maior do que o tempo necessário para que cresçam, produzindo-se uma visível queda de cabelo. Fases do Crescimento do Cabelo Um bons hábitos em matéria de cuidados com os cabelos, e uma dieta de acordo, pode prevenir a perda de cabelo e promover o manter seu brilho e força, em combinação com as vitaminas. Em muitos casos, a perda de cabelo causada por uma série de fatores (estresse, alterações hormonais, etc.), produz a patologia conhecida como eflúvio telógeno", uma interação temporária sobre a fase de crescimento do cabelo. Um efeito notório de manter um correto aporte de nutrientes durante a fase anágena é para favorecer a saúde do cabelo, especialmente a sua dureza, brilho e espessura. Como atuam as vitaminas sobre o cabelo? As vitaminas para o cabelo favorecem o crescimento do cabelo, para evitar a sua queda e ajudam a que se mantenha saudável e hidratado. Para desfrutar de um cabelo saudável e forte, é necessário fornecer-lhe os nutrientes necessários para sua manutenção e crescimento. Uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais de influenciar positivamente em seu cabelo. Dentro das vitaminas de que precisamos para melhorar o aspecto e a saúde de nosso cabelo encontram-se fundamentalmente: Vitamina A: Essa vitamina ajuda a combater a queda do cabelo e mantê-lo com um grande brilho. Favorece a cicatrização dos tecidos e ajuda a combater as infecções. A falta desta vitamina provoca a queda e falta de brilho no cabelo. Podemos encontrar em alimentos como frutas, legumes, lécteos, fígado etc... Vitamina B2 ou Riboflavina: Combate dermatites e eczemas a poderás encontrar em alimentos como leite, iogurte, queijo, germe de trigo. Os sinais de que a carência desta vitamina no cabelo são a coceira e a descamação do couro cabeludo. Vitamina B3: Intervém no processo de metabolização de determinados oligoelementos que são usados para formar o cabelo como o lítio, selênio, fósforo, cálcio, ferro, cobalto e cobre. Além disso, melhora a circulação sanguínea, favorecendo, assim, a chegada de nutrientes no couro cabeludo. Vitamina B5 ou Ácido Pantoténico: Aumenta e regula a velocidade de crescimento do cabelo. Se você quer que seu cabelo cresça mais rápido do que consumir carnes, ovos, legumes, frutos secos... Vitamina B6 ou Piridoxina: Para combater a seborreia. Podemos encontrá-los em alimentos como ovos, carnes, laranjas etc... Inositol: Para prevenir a calvície, juntamente com outras vitaminas do grupo B. Podemos encontrá-los em alimentos como nozes, levedura de cerveja, gema de ovo etc..... Vitamina B9 ou Ácido Fólico: Ajuda a manter uma bonita cor natural do cabelo. Podemos encontrá-los em alimentos como vegetais, fungos, alfafa etc... Vitamina C: Ajuda o crescimento do cabelo. Podemos encontrá-los em alguns alimentos como frutas cítricas, abacate, pepino, cebola, banana, couve etc...